sábado, 8 de setembro de 2012

The Giraffe Center

O Giraffe Center foi criado em 1979 para resgatar girafas em extinção, ameaçadas pelo próprio ser humano, que infelizmente as matam para obter de preferência seus rabos, com os quais produzem ornamentos, particularmente braceletes.
No local, há um tipo de bangalô bem alto, de onde é possível alimentá-las todos os dias, das 09 às 17h00. O valor da entrada custa KSH 1,000.00 shillings ou U$ 13 dólares e vale super a pena, pois elas vêem comer na palma da sua mão. As girafas têm línguas super longas, conseguindo até mesmo coçar suas orelhas com elas.


A ração é fornecida pelo próprio parque, que conta com aproximadamente 12 girafas no momento. Elas não mordem, mas não estão acostumadas ao toque. Quando alguém tenta tocá-las, elas se assustam e acabam se afastando.

Se elas se afastarem, é necessário ficar esperando um pouco no local até retornarem. Mas os funcionários são bem simpáticos e para não deixar os turistas frustrados, eles tentam atraí-las chegando bem próximos a elas, balançando um pote com ração. Porém, seu alimento preferido são as folhas das copas de árvores.

Há 03 tipos de girafas: Reticulated - têm manchas até as patas e 03 chifres tanto nos machos quanto nas fêmeas; Maasai – têm manchas menores e mais escuras e também têm 03 chifres cada, porém 02 na frente e 01 atrás; Rothschild – esta é a girafa que se encontra em extinção. Têm manchas somente até os joelhos, sendo que os machos têm 05 chifres e as fêmeas 03.

Apesar de não serem animais territoriais, para estabelecer um domínio e hierarquia, as girafas podem travar verdadeiros combates, batendo violentamente seus pescoços umas contra as outras e também usando seus chifres. Porém, elas não se matam. A perdedora apenas deixa o local.
Em um espaço como este, as girafas podem viver de 20 a 25 anos, porém, em seu habitat natural, vivem até no máximo 15 anos. Chegam a atingir até 6 metros de altura, sendo que suas pernas podem chegar a 2 metros e meio do chão. Por incrível que pareça, um filhote pode nascer com quase 2 metros de altura.

Diferente de outros quadrúpedes, na hora de caminhar são muito elegantes. Erguem ambas as pernas de um mesmo lado do corpo e as leva para frente, deslocando-as ao mesmo tempo, com passos largos de até 4 metros e meio e podem atingir até 60 km por hora.
Seu principal predador, após o ser humano, são os leões. Eles só conseguem matá-las se estiverem deitadas, uma vez que demoram para se levantar. Porém, se estão de pé, dificilmente os leões as ataca, pois uma girafa pode matá-los com apenas um chute. As girafas dormem em pé, por aproximadamente 02 horas e apenas quando se sentem completamente seguras. 

As girafas são animais solitários e só vivem em grupos para se protegerem de predadores. Outro animais, como as zebras, costumam pastar perto de bando de girafas, pois elas têm excelente visão e conseguem ver os predadores de longe.
No Giraffe Center não se vê apenas girafas. Convivendo pacificamente com elas, há também Warthogs, que são porcos selvagens. Eles se tornaram famosos no desenho animado Rei Leão, onde era chamado de Pumba. Têm a memória muito fraca. Se são atacados por algum predador e conseguem fugir, eles se esquecem rapidamente do ocorrido, se tornando presas fáceis novamente em questões de minutos.
Warthog, porco selvagem, conhecido também como Pumba



Nenhum comentário:

Postar um comentário