Os trabalhos voluntários com todas as ONGs começam sempre às 2as feiras, por isso pedem que cheguemos no domingo. No primeiro dia, fomos todos reunidos para nos darem as orientações necessárias. Falaram um pouco sobre os diferentes tipos de trabalhos voluntários, sobre os costumes, como devemos nos comportar e nos vestir, entre outras instruções.
Visitamos todos os locais que poderíamos trabalhar – basicamente escolas e creches, todos em uma mesma favela, chamada Capricorn. O que nos decepcionou um pouco, pois gostaríamos de trabalhar em orfanatos, onde as crianças são muito mais carentes.
No caso das escolas, seria para trabalhar com “aborrescentes”, dando aula de educação física. Na creche onde estamos trabalhando no momento - Sunrise Educare, fazemos de tudo um pouco, mas como assistentes da professora. E há uma terceira opção, para ensinar surf aos adolescentes.
Nas apostilas que nos enviaram também havia a opção de ensinar inglês e computação, mas pelo que pude observar, a ONG é muito recente, um pouco desorganizada e estes programas ainda não estão acontecendo.
Neste mesmo dia, um dos funcionários da ONG - Jonhy,) nos levou até o centro de Cape Town. Fomos de metrô, na 3ª classe (15 rands ida e volta*), lotado! Existe também a 1ª classe e que custa um pouquinho mais caro (22 rands ida e volta)*. Supostamente, seria pelo fato de ser mais vazio, com assentos almofadados e mais seguro. Mas a realidade que vejo é outra. Doa a quem doer, mesmo com o final do apartheid em 1994, a first class parece ser para brancos.
Almoçamos em um concorrente do MC Donalds e tão bom quanto, chamado Steers. O “combo” (lanche + batata frita + refrigerante) custou 45 rands, o equivalente a quase U$ 6.00. Em muitos países africanos, essa rede conseguiu proibir a entrada do MC Donalds, para evitar a concorrência.
Demos uma breve volta pelo centro e retornamos a Muizenberg, porém dessa vez, em first class, que por sinal, estava vazia.
*Observando que esses preços são relativos aos percursos entre Cape Town e Muizenberg, onde estamos hospedadas.
*Observando que esses preços são relativos aos percursos entre Cape Town e Muizenberg, onde estamos hospedadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário