segunda-feira, 23 de julho de 2012

Mother's Unite

Por estarmos trabalhando somente no período da manhã com os parceiros da nossa ONG, fomos em busca de outros locais para trabalhar à tarde. O que mais gostaríamos de fazer é trabalhar com crianças abandonadas, mas acabamos descobrindo que não há orfanatos em Muizenberg.
Tentamos em outros bairros também, no entanto, o que pudemos perceber é que a África virou uma máquina de fazer dinheiro com voluntários. Qualquer lugar que você queira trabalhar, as organizações querem cobrar. Ou seja, estamos oferecendo ajuda gratuita e mesmo assim, teríamos que pagar para trabalhar. Eu paguei para me associar à esta ONG que trabalho atualmente, mas ao menos o valor inclui hospedagem, alimentação e transporte.
Nunca deixando de acreditar que existem ONGs de verdade, finalmente encontramos a Mother’s Unite (http://www.mothersunite.org.za/), que realiza um trabalho maravilhoso.
Tudo começou há 05 anos com uma mãe que recebia crianças em sua casa sem custo algum, para que elas não ficassem nas ruas enquanto seus pais trabalhavam. Além de atividades de lazer, ela também os alimentava.
A partir de então, algumas mães acabaram se juntando e conseguiram um terreno com o governo. Como não havia dinheiro para construir uma casa para as crianças, elas conseguiram aproximadamente 20 containers doados por diferentes empresas. 
Mother's Unite
Dentro de cada conteiner, acontece uma atividade diferente – aulas de yoga, leitura, reforço de inglês e também há uma horta onde as crianças aprendem a plantar e colher o próprio alimento para suas refeições na ONG.

Aula dentro de container
Mas o que as crianças mais esperam ansiosamente é o momento da refeição, que muitas vezes é a única alimentação que eles têm no dia. Comida esta que também é doada por empresas, supermercados e até mesmo pela vizinhança mais privilegiada. Além dos móveis dentro dos containers, roupas e materiais escolares.
 
Hora do rango!
A equipe é formada pela Gerry, (minha irmã e eu), Mac, Avril, Brigid, Carol, Marilyn e Margie (sentido anti-horário), mulheres de fibra, que fizeram acontecer. 

Almoço com as mães e fundadoras do Mother's Unite



6 comentários:

  1. Oi Meninas,

    Estou orgulhosa de vocês. Parabéns pela iniciativa e trabalho!

    Beijos com saudades
    Soraia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi So,

      Obrigada pelo carinho amiga! Saudade de vc tb!

      Bjos,
      Clau

      Excluir
  2. Claudine, parabéns pelo blog e pelo trabalho. Você leva jeito pra escritora. Beijos e bom trabalho. Nazira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nazira,

      Fico feliz que tenha gostado do blog. Acho que estou longe de ser uma escritora, mas quem sabe o que a vida nos reserva não é mesmo?!? rs. Chegarei na India no dia 30 de Setembro, não deixe de acompanhar! Tenho certeza que minhas dicas serão bem úteis para sua viagem também!
      Bjos,
      Claudine

      Excluir
  3. Claudine,

    SUPER legal este trabalho. Quero saber mais. Ter mais infos, pls. Não sabia deste seu "outro lado"... há qto tempo já estás nesta ONG com sua irmã...? Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi,

      Nas postagens mais antigas, tem um tópico sobre Trabalho Voluntário, onde você poderá ler um pouco mais sobre a ONG. De qq forma, nos associamos à IVHQ (International Volunteers Headquarters) recentemente, após muito pesquisa na internet. Em breve farei um post mais detalhado sobre eles e te aviso!
      Bjos,
      Clau

      Excluir