sábado, 2 de junho de 2012

Trabalho Voluntário

Para aqueles que tiverem interesse em fazer trabalho voluntário fora do Brasil, eu me associei à ONG International Volunteers Headquarters (http://www.volunteerhq.org/). Eu e minha irmã pesquisamos muito antes de nos associarmos a eles e ficamos satisfeitas com o trabalho que fazem no mundo inteiro.
Não vá pensando que, porque vai fazer trabalho voluntário, será tudo de graça. Isso não existe! Paga-se uma taxa para se associar à ONG, bem como paga-se pela passagem, hospedagem e alimentação. Tudo é facilmente pago através do PayPal (https://www.paypal.com.br) e a partir de então, os coordenadores de cada projeto/país entram em contato para tirar todas as dúvidas, bem como enviam apostilas com todas as informações necessárias.
Por outro lado, se você é do tipo que prefere excursões e ter a comodidade de viajar com agências, muitas já oferecem programas de intercâmbio para quem quer fazer trabalho voluntário, mesmo que seja por poucos dias.

6 comentários:

  1. Olá Claudine, você conhece a ONG kids world wide? Estive as ver nos iste os projetos e parece que precisam muito. Há muito tempo que tenho vontade de fazer um trabalho voluntário mas fui sempre adiando por conta do trabalho e faculdade. Mas agora estou a pensar em parar as duas coisas e retomar quando regressar. Ainda estou planejando. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Haialla,

    Pesquisei diversas ONGs antes de escolher a IVHQ, mas não me recordo de ter visto nada sobre a ONG que vc mencionou.

    O mais importante é ler os comentários de voluntários que já trabalharam para eles e tentar pesquisar se os projetos que eles desenvolvem são idôneos.

    Veja tb qto eles cobram, pois há muitas ONGs cobrando os "olhos da cara".

    Faz muito bem em se tornar uma voluntária...seja no seu país ou em qq outra parte do mundo! ;-)

    Bjos e boa sorte!
    Claudine



    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Esta ONG é a que tem os preços mais baratos, por isso te perguntei. Tem uma taxa administrativa de 16euros e o primeiro mês na India fica 300euros (acomodação + alimentação) e os meses seguintes ficam a 100€ mês.
    O site deles é http://www.kidsworldwide.org
    Claro que também encontrei agências (não ONG) por 700 euros a SEMANA!

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Oi Haialla,

    Não compensa ir através de agência, afinal, eles tb têm que lucrar o deles. Só vai de agência quem tem preguiça de pesquisar...rs

    Os preços estão ótimos! Um pouco melhor do que eu paguei.

    Aí vão mais algumas dicas...

    Fiquei com famílias maravilhosas e muito bem preparadas para receber estrangeiros.

    As residências eram próximas dos locais de trabalho, sendo assim, podíamos ir a pé ou pegar condução por preços acessíveis.

    Em algumas ocasiões, o transporte estava incluso no pacote, caso o acesso ao local de trabalho fosse perigoso, por exemplo.

    A comida era muito bem feita e bem servida.

    Podíamos visitar outros projetos e se desejássemos, podíamos mudar de trabalho voluntário. E isso funcionava tb para a família. Se não gostássemos do local ou da família em si, tb podíamos trocar (apenas uma vez, para não virar bagunça).

    Eu e minha irmã sempre tivemos nosso próprio quarto e sempre pedíamos para morar com famílias tradicionais e não em casas onde ficavam apenas voluntários. Passamos por essa experiência uma única vez, foi horrível e pedimos para trocar imediatamente. Havia apenas adolescentes e eles só queriam saber de festa!

    Em alguns locais, podíamos trabalhar em dois projetos diferentes. Em Delhi por exemplo, eu e minha irmã dávamos aula para as crianças na parte da manhã e para adolescentes, na parte da tarde. Nesse caso dava tempo de voltar para casa para almoçar.

    Sair à noite era bem complicado...além do mais, tínhamos que respeitar os hábitos da família. De qq forma, estávamos lá para trabalhar e não para badalar...

    Então não se esqueça...é essencial ler os comentários de outros voluntários e até mesmo tentar entrar em contato para saber todos esses detalhes.

    Se vc realmente decidir trabalhar como voluntária através dessa ONG, me mantenha informada ok! E se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar!

    Bjos,
    Claudine





    ResponderExcluir
  5. Obrigada Claudine!! Eu li seu blog e sei sobre as casas de familia que ficou. Lembro da situação da casa de voluntários em cape town. Eu sou muito aventureira, mas precavida na mesma medida, por isso estou já a pesquisar agora apesar de só pretender fazer no próximo ano.
    A agencia que achei na net tinha um site com nome "CI voluntariado" então pensei que fosse uma organização, só depois de receber informações por e-mail é que percebi que era agência. Se a intenção é ajudar mais vale a ONG, rs.
    A minha primeira opção seria Jaipur, por ser relativamente perto de Delhi. Como vou sozinha prefiro estar perto de pessoas conhecidas, caso haja alguma emergência. Em Delhi posso ficar na casa da familia do meu ex também.
    Ainda não falei com pessoas que fizeram por esta ONG, só li no site e vi que se quisermoos podemos dormir no orfanato, há quartos para voluntários. O problema disso é apegar-me às crianças. Trabalhei numa creche e quando saí não podia ver uma criança num shopping que chorava a lembrar dos meus babies rsrs
    I keep u posted :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Haialla,

    Puxa, vc está bem atualizada!!! rs

    Aqui no Brasil tb temos a CI, que acredito ser Central de Intercâmbio ou algo assim.

    Infelizmente não recomendo Jaipur através da ONG que trabalhei em Delhi e Bir. Uma amiga brasileira que tb foi para a Índia através de minha indicação, foi para Jaipur e me disse que havia um único projeto. Ou seja, ela não teve outras opções e ainda por cima o trabalho era escasso.

    Qto a dormir em orfanato, as crianças nos pediam muito, mas vou te confessar que fiquei preocupada com bed bugs e outros insetos. Ao menos no Quênia, eu fiquei com o corpo inteirinho picado de pulga...rs...De qq forma, passávamos praticamente o dia inteiro com elas e tb nos apegamos de mais!

    Bjos,
    Clau

    ResponderExcluir