sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Fim do meu trabalho voluntário

Depois do Quênia, a cidade de Bir foi o local que mais gostei de trabalhar como voluntária. Ensinar inglês para pequenos monges foi também um aprendizado. Eles são adoráveis, crianças como outras quaisquer, mas ao mesmo tempo parecem ser mais dóceis e gentis. Talvez porque convivam no meio budista, onde diariamente aprendem a somente praticar o bem, a tolerância e a compaixão.

Eu e minha irmã com a turma de monges do Chokling Monastery
Em Bir também conhecemos pessoas maravilhosas. Além do Dawa, coordenador do nosso projeto, e sua irmã Yeshe, havia por volta de dez voluntários na casa onde estávamos morando e dos quais nos tornamos grandes amigos.

Sentido horário - eu, Rebecca (Austrália), Chris (África do Sul), Steph (Inglaterra),
Jibin (Índia), minha irmã, Dawa (Coordenador dos voluntários) e Ione (EUA)
É sempre triste ter que dizer adeus às pessoas que adoramos conhecer, sabendo que "provavelmente" não as veremos novamente. Infelizmente assim é a vida - algumas pessoas vêem, outras vão e infelizmente poucas permanecem. Com o tempo ao menos restam as boas memórias...

É aqui que, infelizmente acaba meu trabalho voluntário, após cinco meses viajando pela África do Sul, Quênia e Índia. Foi uma experiência incrível, extremamente gratificante e inesquecível. Um aprendizado que levarei comigo para o resto da vida!

Dezembro será um mês apenas para viajar, descansar, praticar yoga e refletir antes de voltar para casa. 





2 comentários:

  1. Boa tarde, eu gostaria muito de fazer algo semelhante, e ficaria muito feliz em poder trabalhar com crianças carentes no quenia, alguma dica?

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde! Fui para o Quênia através de uma ONG chamada International Volunteers Headquarters (IVHQ), com sede na Nova Zelândia. Você paga uma taxa e eles te encaminham para outras ONGs com as quais mantém parcerias no mundo inteiro.

    No Quênia, trabalhamos com a Network for Voluntary Services (NVS). A eles também pagamos um valor referente à acomodação, alimentação e ao local de trabalho, tudo providenciado por eles. Você arca com todas as despesas, inclusive de passagem aérea.

    Vale a pena, pois eles te colocam com uma família típica queniana e acompanham seu trabalho para saber se está satisfeito e feliz ou se quer mudar de projeto.

    Você pode ler mais a respeito, nos próprios links do meu blog:

    http://www.diariodebordodaclau.blogspot.com.br/2012/06/trabalho-voluntario.html

    http://www.diariodebordodaclau.blogspot.com.br/2012/08/dia-de-orientacao-com-ong-network-for.html

    http://www.diariodebordodaclau.blogspot.com.br/2012/09/mudancas-no-orfanato.html

    Espero ter ajudado e se precisar de mais alguma ajuda, é só me contactar.

    Abs,
    Claudine

    ResponderExcluir