domingo, 4 de novembro de 2012

Na borda com o Paquistão

Quem vai a Amritsar, não pode deixar de ir à Wagah Border, borda com o Paquistão, para assistir à cerimônia de fechamento de fronteiras entre os dois países, que acontece diariamente a partir das 18h00.

Fronteira Índia-Paquistão
Desde sua independência dos britânicos em 1947, a Índia perdeu parte de seu território, que acabou se tornando um novo país, o Paquistão. Por anos houve muitas guerras entre ambos os países e, apesar de atualmente conviverem de forma pacífica, até hoje parecem não aceitar muito bem o acordo.

A cerimônia é simplesmente hilária e atrai milhares de indianos e turistas todos os dias! Soldados gigantes e com cara de fanáticos marcham de um lado para o outro, abrindo tanto as pernas que chegam a acertar os joelhos em seus chapéus. Crianças desfilam com bandeiras indianas, cantando e dançando. Há inclusive um animador de platéia, incentivando-os a gritar, aplaudir e a cantar o hino indiano.

Cerimônia na Índia
Soldados indianos
Do outro lado da fronteira, no Paquistão, também acontece uma cerimônia de fechamento, como se estivessem competindo entre eles, porém, não há como assistir. Só é possível ouvir a platéia empolgada e até onde fiquei sabendo, a cerimônia é praticamente a mesma, sendo finalizada com um aperto de mãos entre os soldados indianos e paquistaneses.

Cerimônia no Paquistão
De carro leva-se aproximadamente uma hora para chegar ao local, que fica há aproximadamente 30 km de Amritsar. Não precisa nem fazer esforço para procurar um tour. Nas ruas de Amritsar há diversos motoristas indianos assediando os turistas, para levá-los até a fronteira. Ida e volta custa apenas INR 100 rúpias (US$ 2 dólares). A cerimônia dura em média uma hora e o motorista espera no local.

É proibido levar qualquer tipo de bolsa/mochila, por questões de segurança. Há locais onde é possível deixá-las, no entanto, não há armários e cadeados. São prateleiras abertas em bares e restaurantes, onde uma pessoa fica tomando conta. Tente levar apenas câmera fotográfica, celular, dinheiro e passaporte, que deve ser apresentado aos oficiais antes de acessar a arquibancada reservada somente para estrangeiros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário