segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Varanasi, a cidade mais antiga e fascinante do mundo

Chegar a Varanasi e encarar o caos indiano novamente, após um mês morando aos pés do Himalaia, foi um choque. Mas devo confessar que eu também adoro esse agito. A Índia é tudo que eu já esperava e Varanasi é tudo que eu esperava da Índia. Simplesmente fascinante e diferente de tudo que já vi na minha vida! 

Sentada nos ghats (escadarias) à beira do rio Ganges
Varanasi fica localizada no estado de Uttar Pradesh. Além de ser considerada a cidade mais sagrada da Índia é também uma das cidades mais antigas do mundo, com aproximadamente cinco mil anos. É um importante local de peregrinação e conhecida pela prática da cremação no Rio Ganges.

Cremações

Ao final de suas vidas, grande parte dos indianos escolhem Varanasi para morar, para que ali sejam cremados e suas cinzas jogadas no Ganges, rio considerado sagrado para os hindus. Eles acreditam que ao mergulhar nessas águas, eles serão purificados de seus pecados. 

Indianos se purificando nas águas do Ganges
Há inclusive aqueles que bebem desta água, acreditando que serão curados de doenças. No entanto, muitos morrem sem nem saber o motivo. A verdade é que o Ganges está entre os cinco rios mais poluídos do mundo e o ritual de cremação é um dos maiores problemas. Corpos que não são cremados corretamente são jogados por inteiro no rio, bem como animais. 

Além disso, há mais quatro tipos de corpos que os hindus não cremam por serem considerados puros: bebês, pessoas que tinham lepra, mulheres que estavam grávidas e sadhus (andarilhos que deixam tudo para trás para alcançar a libertação através da meditação). Eles amarram uma pedra ao corpo, para que o mesmo afunde. Porém, ao caminhar pelos ghats (escadarias à beira do Ganges), às vezes é possível ver “corpos estranhos” flutuando.

Sadhu
É por tudo isso que Varanasi é um lugar único e mágico. É uma cidade pequena, cheia de mistérios, encantos e desencantos. Para qualquer lado que você olhe, há algo diferente. E mesmo que você passe pelo mesmo lugar todos os dias, ainda assim haverá algo novo. 

Ghats

Caminhar pelos ghats é uma experiência à parte. A cidade foi construída com longas escadarias e paredões para evitar as enchentes causadas pela época de monções, quando chove torrencialmente e o nível do Ganges sobe consideravelmente. Para uma melhor localização, os ghats são subdividos por diferentes nomes, como se fossem “bairros”. Os principais são:

- Manikarnika e Harishchandra Ghat, onde são realizadas as cremações. Não se sinta constrangido de ir ao local para assistir uma cremação, mesmo porque há diversos turistas e os moradores locais já estão acostumados. É estritamente proibido tirar fotos. Se alguém se oferecer para guiá-lo até o local, saiba que sempre pedirão doação.

- Dasaswamedh Ghat, onde toda noite ocorre uma cerimônia chamada Ganga Aarti, um ritual religioso de adoração e oferendas a divindades.

Cerimônia Ganga Aarti
É fascinante tudo que se pode ver e sentir ao andar pelos ghats. Antigos palácios, templos, indianas com seus belos e coloridos sáris. Cheiros se misturam... cheiro da podridão à beira do Ganges, cheiro de esterco, especiarias e deliciosos incensos. 

Antigo palácio localizado no Munsighat
Homens seminus se banham sem nenhum constrangimento e aproveitam para dar banho em seus animais. 

Indianos se banhando à beira do rio Ganges
Indiano dando banho em suas vacas sagradas à beira do rio Ganges
E há aqueles que usam a água do rio para se sustentar, lavando roupas que são estendidas nos próprios degraus das escadarias. 

Indianos lavando roupas à beira do rio Ganges
Roupas estendidas nos ghats, à beira do rio Ganges
No entanto, ao caminhar pelos ghats, não se deixe enganar por estudantes que dizem ter apenas a intenção de fazer amizade e mostrar o que há de melhor em Varanasi. Tudo terá seu preço! Digo isso por experiência própria. Ninguém está ali para ser amigável ou te ajudar. Estão todos ali com um único propósito – fazer dinheiro em cima dos turistas. Quando eles veem estrangeiros, só conseguem enxergar a palavra “dólar” em suas testas.

Saiba que também será abordado por pessoas oferecendo drogas. Vi muitos turistas sentados pelos cantos, completamente desconectados da face da Terra! Não se envolva com o que não conhece. Através de moradores locais, fiquei sabendo que há drogas ali usadas, que fazem com que uma pessoa nunca mais volte ao seu estado normal. 

Outro cuidado a ser tomado é com as linhas cortantes de pipas. Crianças e adultos de Varanasi têm verdadeiro fascínio por pipas e todo dia se vê milhares delas no céu. Não houve um dia que não me enrosquei, especialmente nos pés. Por sorte, não sofri nenhum corte grave, apenas leves arranhões. Mas é bem irritante ter que andar sempre de forma atenciosa e cautelosa.

Fiquei hospedada no Alka Hotel (http://www.hotelalkavns.com/), no Meer Ghat, onde fica grande parte dos hotéis de frente para o Rio Ganges. Eu recomendo. Os quartos são meio antigos, mas limpos. 

Hotel Alka visto do rio Ganges
Além da ótima localização, o que realmente vale a estadia, é a vista. De lá, vi os mais belos nascer do sol, quando as águas do Ganges se tornam completamente douradas e cheia de barquinhos.

Nascer do sol no rio Ganges


Passeando de barco pelo rio Ganges

E por falar em barcos, este é um passeio imperdível! Ver Varanasi através dos ghats é fascinante, mas da água, é ainda mais espetacular! O passeio normalmente tem duração de uma hora e custa por volta de INR 100 rúpias por pessoa (US$ 2 dólares). Mas você também pode pegá-los como meio de transporte, para se locomover de um ghat para outro. Porém, eu repito, se prepare para ver “corpos estranhos flutuando”, eu mesma vi dois cachorros. Por sorte, não foram restos de corpos humanos.

Minha irmã e eu passeando de barco pelo rio Ganges
Old City Area

Andar pelos corredores da Old City Area, como chamam a parte antiga da cidade, também é encantador. Seus corredores estreitos são verdadeiros labirintos, por onde eu me perderia praticamente todos os dias se não fosse o senso de direção da minha irmã. 

Corredores de Varanasi
Pequenas e tentadoras lojinhas, com seus pegajosos vendedores indianos, vendem de tudo...incensos, roupas, estátuas, remédios medicinais, especiarias e o delicioso Lassi, uma bebida tradicional na Índia, à base de iogurte, que além de digestivo, também “acalma”o paladar ao comer as apimentadas comidas indianas. Através do Lonely Planet ficamos sabendo que poderíamos tomar o melhor Lassi de Varanasi, em uma loja chamada Blue Lassi, com 60 anos de tradição. 

Blue Lassi
Sempre acostumada ao copo normal de iogurte puro, batido somente com açúcar, me surpreendi ao ver um Lassi tão inovador, servidos graciosamente em cumbucas, com diferentes sabores e frutas. Mas vá sabendo que tudo é preparado à mão! A mesma mão que pega o dinheiro e sei lá o que mais. Assim é a Índia!

Lassi para todos os gostos
E por falar em bebida, não posso deixar de mencionar a torta de maçã mais deliciosa que já comi na minha vida! E olha que nunca fui fã de torta de maçã, mas esta é para comer rezando! Fica na Pizzeria Vaatika Café, no Assi Ghat. Não havia uma única pessoa no restaurante que não estivesse saboreando uma. É tão famosa, que também foi mencionada no Lonely Planet. 

Se você for à Índia, não deixe de visitar Varanasi. Fiquei quatro dias, foi o suficiente para ver tudo, mas poderia ter ficado mais. É simplesmente imperdível! 






6 comentários:

  1. Pois... Não fui a Varanasi, mas com certeza volto a India e esta era uma das minhas questões. Não é a mão que prepara que me preocupa, é a água. Se eles usam a água do Ganges para tudo e inclusive consideram-no "puro", "sagrado", eu não quero pensar que é aquela água que eles usam para fazer as comidas dos restaurantes...

    ResponderExcluir
  2. Oi Haialla,

    Que bom ver vc por aqui de novo! :-)

    Varanasi era a cidade que eu mais queria visitar...para mim, é o lugar mais indiano de todos! Fiquei lá por quase uma semana e não tive problemas. Mas eu sempre tinha remédinhos na necessaire...rs

    Sim, eles tomam a água do Ganges por acharem que é sagrada e muitos acabam morrendo sem nem saber o motivo! Mas acho que não tem perigo nos hoteis. Não acho que fariam isso com turistas. Seria uma bomba que poderia acabar com o turismo na região!

    Uma amiga minha tomou um chá na beira do Ganges e depois ficou sabendo que era feito com a água do rio...rs...por sorte ela não passou mal e não adquiriu nenhuma doença, talvez porque eles fervam bastante a água. Ainda assim eu não confiaria...rs

    Mas vc não pode deixar de visitar esse lugar...é mágico!

    Bjos,
    Clau

    ResponderExcluir
  3. Pois, se tiver daqueles hotéis flat com cozinha ainda confio mais! Minha irmã indiana perguntou o que eu queria conhecer na India e quando eu falei em Varanasi, ela disse "boring" e que não tinha nada para ver. Eu disse que para mim, a India era Varanasi! Mas para uma garota do Punjabi, concordo que Varanasi é só mais uma cidade indiana. Só que o pai teve no hospital em estado grave e quando lá cheguei ele tinha acabado de sair de uma cirurgia de risco, de modo que não foi possivel passear para tão longe! O problema é que eles não me deixam sair sozinha para lado nenhum! E eu fico constrangida de desobedecer... Ainda mais depois dela dizer a todos que sou filha dela, que sou da familia, que aquela é minha casa etc etc. Em novembro a Manu vai casar e ela quer que eu esteja no papel da irmã mais velha. Estou a pensar aqui em como aproveitar esta viagem para conhecer Varanasi e o Rajastan... Mas não estou a ver como vou sair debaixo das asas da Mamaji! rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi Haialla,

    A família indiana com que morei tb era bem tradicional. Eles não gostavam muito que saissemos, mesmo que fosse para ir ao cinema. Se fosse para sair, eles queriam que voltassemos cedo. Mais por questões de segurança talvez. Procurávamos respeitar na medida do possível. Mas nunca deixamos de viajar...passávamos dias fora.

    Por que vc não vai um pouco antes do casamento e visita os lugares que deseja?

    Bjos,
    Clau

    ResponderExcluir
  5. Sim, é um ideia... É mesmo por segurança, faziam terrorismo por conta dos estupros... :P

    ResponderExcluir
  6. Os indianos são mais conservadores, mais tradicionalistas, gostam de manter os filhos sobre as asas. Temos que entender e respeitar a cultura deles, mas eles também têm que entender a nossa cultura. Estupros podem acontecer em qualquer lugar. Qaundo voltei de viagem, todos me questionavam sobre os estupros em Delhi. Mas na TV aqui do Brasil, não paravam de falar sobre os estupros no Rio de Janeiro, contra as turistas. Somos nós que devemos ter discernimento e tomar os devidos cuidados, como não andar à noite sozinha, não andar em ruas abandonadas, andar com roupas apropriadas, etc. Quem sabe não consegue uma companhia para viajar com vc? Ao menos eles se sentiriam mais confortáveis! ;-)

    ResponderExcluir