sábado, 10 de novembro de 2012

Monte Triund, no meio do Himalaia

Antes de fazer essa viagem, eu não fazia idéia de que parte do Himalaia também atingia a Índia. Eu achava que as montanhas estavam localizadas entre o Nepal e o Tibete (China) devido ao Monte Everest (pico mais alto do mundo, com 8848 m), sendo que na verdade a cordilheira atinge cinco países: Butão, China, Paquistão, Índia e Nepal.

Apaixonada por montanhas, coincidentemente fiquei sabendo que em Dharamsala, eu poderia escalar o Monte Triund, com 2875 m, no meio do Himalaia. É claro que eu não perdi a oportunidade!

De acordo com o nosso guia Sonu, a distância até o pico é de 9 km. Iniciamos a caminhada às 08h da manhã e por volta do meio-dia chegamos ao topo. Para descer é sempre mais rápido, portanto, levamos aproximadamente 03 horas para voltar.

Eu, minha irmã e nosso guia indiano Sonu
No meio do caminho há diversas casinhas e barracas isoladas no meio do nada e seus moradores sobrevivem vendendo tchai e petiscos para os turistas que ali passam.


Cachorros nos seguem pela trilha, como se estivessem se divertindo ao caminhar ao nosso lado e de outros turistas. Além deles, também é possível ver burros de famílias locais carregando sacos pesadíssimos, provavelmente com alimentos.
 

Aos pés da montanha o tempo estava quente e ensolarado, mas ao atingir o pico, estava nublado e muito frio. A vista, como era de se esperar, é fenomenal. Eu mal podia acreditar que estava ali, no meio do Himalaia. Foi uma sensação incrível!

No meio do Himalaia
Contratamos nosso guia através de uma agência, que nos cobrou INR 900 rúpias. Estávamos em três pessoas – eu, minha irmã e nosso amigo Chris, voluntário da África do Sul. Portanto, custou INR 300 rúpias para cada (US$ 6 dólares). De qualquer forma, ele pode ser contatado diretamente pelos telefones: 9816-136-355 ou 9736-542-849.

No topo há um alojamento para pernoite. O valor da diária é de INR 500 rúpias (US$ 10 dólares), porém, é necessário levar sleeping bag e não há aquecedor. O frio é intenso!
Alojamento no topo do Monte Triund




Nenhum comentário:

Postar um comentário