segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Banho de gato

Estou literalmente sentindo na pele as dificuldades pelas quais os quenianos passam. A pior delas é a falta de água. Há mais de um mês tenho tomado banho de gato! Na verdade, esquento um pouco de água, coloco em uma bacia e tomo banho de canequinha. Tenho chegado totalmente sem energia do orfanato e meu único desejo era poder tomar um banho relaxante e descansar.
Todo final de semana, a família com o qual e minha irmã estamos morando, solicita a entrega de alguns galões para abastecer a caixa d’água da casa. Os galões são entregues em uma carroça que chega a pesar quase 1000 kg e é puxada por um ou dois burros. Morro de dó desses bichanos, pois seus donos chegam a ferí-los aos chicoteá-los para que se movam rapidamente.
Entrega de água
Um burro custa aproximadamente U$ 100 dólares (KSH 8,500.00 shillings), sendo que um cavalo custaria por volta de U$ 1,000.00 dólares (KSH 85,000.00 shillings), uma verdadeira fortuna para esses pobres trabalhadores. Cavalos aqui no Quênia, são apenas para ricos jogarem pólo.
Se recebessem água encanada, pagariam KSH 20,00 shillings para cada 200 litros. Porém, ao solicitar a entrega de galões, cada 25 litros, chega a custar KSH 20,00 shillings.
Além disso, os quenianos deixam suas caixas d’água abertas para receber água da chuva. O pior é que eles acham que esta água é limpa! No entanto, a cor da água aqui é simplesmente marrom, pois o Quênia é um país seco e  por isso, muito empoeirado. É impossível ficar limpa!  Minhas unhas vivem sujas, minhas roupas empoeiradas e meu cabelo duro!
Normalmente temos 04 litros de água por pessoa. Com essa água, lavamos não somente o corpo, como o cabelo e nossas roupas. E ainda reaproveitamos a água suja para aguar as plantas ou para jogar no vaso sanitário.
Antes e depois de tomar banho
Por falar em vaso sanitário, dar descarga cada vez que fazemos xixi é um grande desperdício. Por isso, temos que aguentar ao máximo, até que o cheiro esteja insuportável. Já para fazer número 2, não há outra alternativa!
De qualquer forma, fico feliz por ter um vaso sanitário, pois a maioria das casas têm latrina, que é um buraco no chão. Muitas vezes eu deixo de tomar água, para não ter que usar um banheiro público e nem mesmo o banheiro do orfanato. O cheiro é simplesmente insuportável. Se eu me encontro em um estado que não consigo mais segurar, eu prendo a respiração e rezo para as moscas não picarem minha bunda!
Banheiro público / Latrina
Para piorar, tenho visto muitos africanos com dentes podres e literalmente marrons. Ao questionar nosso pastor, ele nos disse que em algumas regiões do Quênia, os componentes químicos para tratar a água são tão fortes, que acabam danificando os dentes dos quenianos. É com esta água que eu estou escovando os dentes! :-)

4 comentários:

  1. Nossa Di,
    não tem como não ficar emocionada lendo o que vc escreve no seu blog.
    Que Deus acompanhe, ilumine seus caminhos e lhe dê forças para continuar fazendo para as crianças da Índia tudo que vc fez para as crianças da África.
    Boa viagem!
    Bjs, te amo
    Mumi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mumi!

      Até eu me emociono com as coisas que escrevo. Muitas vezes eu choro enqto estou escrevendo. Aliás, acho que nunca chorei tanto na minha vida. Tudo aqui me emociona demais.

      Agora é hora de ajudar um pouco os indianos. Mas já deixo o Quênia, especialmente o orfanato, com um grande aperto no coração.

      Beijinhos,
      Di

      Excluir
  2. Clau, querida

    Quantas coisas você deve estar aprendendo, e experenciando!

    Estou adorando acompanhar seu blog.

    Um abraço apertado!

    Sá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sa,

      Que bacana ter notícias suas! Fico feliz que tb esteja acompanhando o blog! Amanhã (29/09) sigo para a Índia, onde tb trabalharei como voluntária por mais 03 meses. Atualizarei meu blog de lá, pois ainda tenho muita coisa para contar sobre o Quênia, inclusive sobre todas as mudanças que eu e minha irmã fizemos no orfanato onde estávamos trabalhando.

      Um bjo grande!
      Clau

      Excluir