sábado, 1 de setembro de 2012

Orfanato para Elefantes e Rinocerontes

Se você falar para qualquer queniano que trabalha em um orfanato, eles te perguntarão com qual tipo de animal. Portanto, diga sempre children’s home (casa de crianças), uma vez que orfanatos aqui no Quênia são apenas para animais.
O orfanato para elefantes e rinocerontes foi criado em 1977, sendo conhecido como The David Sheldrick Wildlife Trust (DSWT), em homenagem à David e sua esposa Daphne Sheldrick, os quais juntos reabilitaram e devolveram diversos animais ao seu habitat natural. Inclusive, Daphne foi condecorada diversas vezes como veterinária e foi quem também criou o leite perfeito para elefantes órfãos.
O orfanato resgata filhotes que foram separados de seus pais de forma trágica. Normalmente devido às caças ilegais.
Para visitar esses grandes e adoráveis animais, paga-se KSH 500 shillings ou U$ 7.00 dólares. Apenas uma corda separa os visitantes do espaço onde os elefantes são amamentados. Eles chegam bem perto, sendo possível tocá-los.


Elefante de 01 mês sendo amamentado
Há filhotes entre 01 mês e 02 anos. Quanto completam 02 anos eles são devolvidos para um dos parques nacionais do Quênia, preferencialmente para o Tsavo National Park, onde atualmente há aproximadamente 12 mil elefantes.
Os elefantes sofrem tanto quanto os seres humanos, podendo entrar em profunda depressão e morrer devido à perda de seus pais. Por isso, assim que chegam ao orfanato, os funcionários se revezam dia e noite para cuidar dos filhotes, inclusive dormindo com eles.
Quando está frio, os funcionários precisam protegê-los com cobertores, simulando o calor da mãe. Quando faz muito sol, precisam passar protetor solar em suas orelhas e até mesmo protegê-los com guarda-sol para que não se queimem. Quando vivem em bandos, os elefantes mais velhos os protegem do sol e do frio, abrigando-os entre suas pernas.
Filhotes protegidos com guarda-sol para não se queimarem
Além disso, os funcionários precisam encorajá-los a tomar o leite produzido especialmente para os elefantes órfãos, para que cresçam fortes e saudáveis. E assim como os bebês humanos, eles também têm febre e diarréia com o nascimento dos dentinhos, correndo o risco de ficarem desidratados e morrerem.

Elefante de 01 ano e meio tomando leite sozinho
Os elefantes são extremamente emocionais e sensíveis. Também são muito inteligentes e têm uma memória excelente, por isso precisam ser estimulados com jogos e brinquedos. Por outro lado, também precisam de rotina e disciplina.

Tirando uma sonequinha
Quando são transferidos para o Tsavo National Park, os elefantes mais velhos os recepcionam, introduzindo-os ao bando. Ainda assim, os funcionários os acompanham diariamente pelas florestas para ensiná-los a procurar a vegetação adequada para comerem. À noite, os funcionários também ficam por perto para protegê-los contra predadores, até que aprendam a se proteger.

No entanto, todo esse processo de reabilitação pode levar de 05 a 10 anos, até que se desprendam totalmente dos funcionários, que são considerados como sua família.
Com o dinheiro da entrada, o orfanato dá continuidade não só ao projeto de resgate de elefantes órfãos, como também de rinocerontes.

Atualmente há no parque apenas 02 rinocerontes, um com 01 ano de idade e outro com 04 anos. Infelizmente eles não serão devolvidos ao seu habitat natural. Ambos foram rejeitados devido à alguma deficiência, sendo que um deles é cego e teriam dificuldade para sobreviver.

Há 02 espécies de rinocerontes na África – Black and White (preto e branco), sendo que o primeiro corre risco de extinção em virtude das caças ilegais em busca de seus chifres. O chifre de um rinoceronte vale mais do que ouro aqui na África e é usado para propósitos medicinais e afrodisíacos. Bem como os elefantes, os rinocerontes também são encontrados abandonados, pois seus pais provavelmente foram mortos de forma trágica.
Rinocerontes são animais solitários por natureza e extremamente territoriais. Têm memória, olfato e audição apuradíssimos. Por outro lado, têm visão fraca.
Quando resgatados, também precisam de leite com fórmula adequada, desenvolvido especialmente por veterinários, bem como contarão com a presença dos funcionários, como figura materna e paterna.
O processo de reintegração ao habitat natural é mais complexo, pois os rinocerontes são guiados pelo olfato. Portanto, os funcionários devem acompanhá-los pelas trilhas, para que eles aprendam a demarcar seu território e para que os outros possam se acostumar ao seu cheiro, antes de terem contato físico. Esse processo pode levar até 03 anos.
Demarcando território de forma bombástica
Mas a proteção aos animais não pára aí. O orfanato DSWT continua seu trabalho com equipes anti-caça, unidades móveis para tratamento veterinário e monitoramento aéreo dos animais. Além disso, providenciam cercas elétricas para manter os animais isolados dos seres humanos, seus maiores predadores.
Além dos 02 rinocerontes, o orfanato também conta com aproximadamente 30 elefantes, que são mantidos com o dinheiro do ingresso. O DSWT tem feito um trabalho sério e muito bonito para proteger os animais e o meio-ambiente.
Caso você venha ao Quênia e queira visitá-los, o orfanato fica no Nairobi National Park, no portão Central Workshop, perto da Multimedia University. O orfanato funciona todos os dias, porém, apenas das 11h00 ao meio-dia. Também é possível ajudá-los, adotando  virtualmente um elefante através do site: www.sheldrickwildlifetrust.org.



2 comentários:

  1. kkk fico imaginado sua reação, olhando o rinoceronte defecar.

    Eu qro um elefante para mim!! rs

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Il,

    Eu já estava indo embora, quando vi um monte de gente tirando fotos desse rinoceronte. Fiquei curiosa e voltei na hora exata! Foi a foto perfeita! kkkkkkkk
    Você pode até ter um elefantinho, adotando-o virtualmente...rs
    Beijinhos,
    Di

    ResponderExcluir