quinta-feira, 27 de setembro de 2012

City Park (Monkey Park)

Em seis semanas no Quênia, fui pouquíssimas vezes ao centro de Nairobi. Trata-se de uma cidade como outra qualquer, com prédios, faculdades, lojas, restaurantes e muita, muita gente nas ruas! No entanto, são poucos os prédios modernos, e o mais alto, não chega a ter nem 30 andares.
Ao contrário de todos os outros bairros, há alguns semáforos, mas ninguém respeita e se você se atrever a parar no sinal vermelho, tomará uma buzinada! Cuidado ao atravessar, pois eles também não respeitam os pedestres. O trânsito é simplesmente ca-ó-ti-co! Não há faixas e fora do centro, não há iluminação nas ruas, tornando tudo pior ainda. E mesmo havendo asfalto, ainda assim o centro é bastante empoeirado, pois em grande parte da cidade não há calçadas.
Mesmo no centro, raramente se vê um mzungu (como eles chamam os “branquelos”), sendo muito difícil fotografar locais públicos, uma vez que os quenianos não estão acostumados com turistas e muitos nem gostam de correr o risco de sair em uma foto, pois crêem que fotos roubam suas almas. Turistas geralmente vêem ao Quênia para fazer safari e acabam não visitando o país.
No meio da cidade, há aproximadamente cinco grandes parques, sendo que o Uhuru Park é o principal deles e muito similar ao Parque do Ibirapuera. Mesmo em um país tão seco e com falta d’água, o parque é bem verde e muito bem cuidado.
Mas o parque que eu e minha irmã estávamos mais interessadas em visitar era o City Park (conhecido por poucos como Monkey Park), pois há muitos macacos e é possível alimentá-los, uma vez que estão acostumados com as pessoas. 

Logo na entrada há uma barraquinha vendendo amendoins. Um saquinho custa por volta de KSH 20 shillings, equivalente a US$ 0.25 cents. 


Este parque também é muito bem cuidado e muitas pessoas vão até lá para descansar na hora do almoço e até mesmo para dormir. Por incrível que pareça, é tudo aberto e não entendo como os macacos não vão para as ruas.

City Park, também conhecido por poucos como Monkey Park

 Macaquinho fazendo alongamento no parque
A dica aqui é abrir o saquinho, deixar as sementes no bolso e ir dando as poucos para os macacos. Eles não são agressivos, mas se verem você segurando um saquinho, farão de tudo para arrancar da sua mão. Claro que isso aconteceu comigo e com a minha irmã. Um deles subiu com tudo na minha cabeça, me arranhou sem querer no braço e mordeu meu dedão para que eu abrisse a mão. Não doeu e nem me machucou, mas poderia. De qualquer forma, foi uma experiência engraçada!
 
Um macaquinho cuidando do outro




Nenhum comentário:

Postar um comentário