sábado, 29 de setembro de 2012

Trabalho Voluntário - Transformações no Light Orphanage Centre

Dedico este post a todos os meus amigos que confiaram em mim e fizeram generosas doações para que eu pudesse realizar as mudanças não somente no Light Orphanage Centre, como na vida de todas as crianças e adolescentes que moram nesse orfanato! Serei eternamente grata a todos vocês!

Pintando os quartos

Antes...os quartos das crianças eram escuros e sem alegria. Compramos várias tintas e os meninos do orfanato nos ajudaram a carregar as latas.
Meninos do orfanato nos ajudando a carregar as latas de tinta
Depois...pintamos o quarto dos meninos de azul e os dois quartos das meninas de rosa, cores escolhidas por eles próprios. Foi uma tarefa bem cansativa, ainda mais para mim, que tenho tendinite. Mas foi extremamente gratificante ver a felicidade deles!

Pintando o quarto das meninas
Novas beliches, colchões e roupas de cama
Antes...as camas eram de madeira, os colchões eram de espuma, estavam podres, fedendo a urina e havia  muitos “bed bugs” e pulgas. Em uma cama, dormiam aproximadamente 07 crianças. Antes dos colchões serem entregues, detetizamos todos os quartos.

O quarto das meninas era assim...

O quarto dos meninos era assim...
Depois...compramos beliches de ferro, mais resistentes e à prova de insetos, além de colchões e lençóis de qualidade. Infelizmente não tivemos dinheiro suficiente para comprar travesseiros.

O quarto das meninas ficou assim!

O quarto dos meninos ficou assim!
Costureira

E como se não bastasse a dor no braço por ter pintado os quartos do orfanato, também fiquei com dor nos pulsos de tanto costurar os enormes rombos nos uniformes das crianças. Elas se sentiam extremamente constrangidas por usar roupas rasgadas. Portanto, foi com prazer que consertei suas roupinhas! Minha irmã deu a idéia, mas a safada não sabe costurar. Então eu entrei com a habilidade!


Bolsas de plástico

Antes...as crianças guardavam suas roupas em sacolas plásticas ou simplesmente deixavam jogadas no chão sujo.


Depois...compramos grandes bolsas, também de plástico, mas muito mais resistentes, para que eles possam guardar e manter suas roupas limpas.
Distribuição de bolsas
Livros e materiais escolares
Antes...havia apenas um livro por sala, todos caindo aos pedaços e permaneciam somente com os professores.
Depois...compramos livros de todas as matérias com respostas para todos os professores, livros para a 8ª série, que terá início no próximo ano e pelo menos 02 a 03 livros para cada série, para que dividam entre eles. Eu fiz questão de carimbar um a um com os dados do orfanato para não haver extravio. Para a pré-escola, compramos cartazes com imagens de frutas, legumes, animais, abecedário, cores e partes do corpo humano. 
Carimbando e identificando os livros

Cartazes para a pré-escola
Além disso, também compramos cadernos, lápis, canetas, borrachas e apontadores, os quais trocamos com as crianças pelas giletes que costumavam usar para apontar seus lápis. Um perigo, pois alguns deles têm HIV positivo e não sabem, podendo infectar outras crianças. Também compramos compassos, esquadros e transferidores, pois até então, eles não estavam tendo aula de Geometria, por falta de material escolar.

Arquivos dos estudantes
Fotografamos todas as crianças e criamos arquivos com o histórico de cada um. Imprimimos e organizamos tudo em pastas.
Eu e minha irmã entrevistando os alunos para fazer seus arquivos
Mochilas
Antes...as crianças carregavam seus cadernos em sacolas plásticas.
Depois...compramos mochilas de qualidade e foi um dos presentes que eles mais gostaram.

Minha irmã distribuindo mochilas
Colheres
Antes...as crianças comiam com as mãos.
Depois...compramos colheres, uma vez que os quenianos não têm costume de comer com garfo e faca. Nunca imaginei que crianças pudessem ficar tão felizes por ganhar colheres!

Brinquedos
Antes...as crianças não tinham nenhum brinquedo, apenas uma bola feita de meias. Brincavam com qualquer coisa que vissem pela frente...pedras, tampinhas de garrafas, pneus. Nos pediam material escolar, comida, mas nunca pediam brinquedos. O que realmente me intrigava, pois nunca conheci crianças que não pensassem em brinquedos. Infelizmente, eles nunca tiveram um brinquedo para saber como é bom brincar!

Depois...agora as crianças sabem o quanto é bom brincar! Compramos bola de futebol, bambolê, corda, lego, massinha para os pequeninos e jogos como Banco Imobiliário e Jogo da Memória. O dia que entregamos todos os brinquedos, foi uma festa. Eu fiquei muito feliz de ver todos brincando ao mesmo tempo!




Alimento e livros infantis
Antes...a ONG pela qual viemos para o Quênia (NVS) não tinha parceria com este orfanato. Na verdade, o pastor com o qual estávamos morando, nos levou até o Light Orphanage Centre, pois sabia que eles precisavam de muita ajuda.

Depois...a NVS (Network for Voluntary Services) foi nos visitar no orfanato e a nosso pedido, inclusive do pastor Wangure, decidiram começar uma parceria. Na segunda visita já trouxeram kilos e kilos de comida e livros infantis.
Doação de alimentos e livros infantis por parte da NVS
Caso alguém ainda tenha interesse em ajudar o orfanato, segue abaixo o link do blog que eu e minha irmã criamos, com os dados bancários. Porém, o mesmo foi escrito em inglês. No meu blog também é possível encontrar os dados bancários no post Light Orphanage Centre, postado no dia 03/09/2012. Eles ainda precisam de ajuda financeira para pagar os salários e assim manter os professores, para comprar comida futuramente e mais livros.



16 comentários:

  1. Oi, Clau
    Realmente muito linda esta dedicação e trabalho.
    Beijos
    Danielle Pelegrini

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani,

    Obrigada pelo carinho amiga! Trabalho voluntário realmente envolve muita dedicação e amor ao próximo!

    Bjos,
    Clau

    ResponderExcluir
  3. Oi Clau,
    Lindo trabalho, parabéns pela iniciativa e pelo carinho e atenção dedicados.
    Beijos,
    Adri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri,

      Você também fez parte de todas essas transformações no orfanato. Obrigada pela doação amiga! Você, o Re e seus pais foram extremamente generosos! Eu e as crianças seremos eternamente gratos.
      Bjo grande,
      Clau

      Excluir
  4. Oi Clau,

    Super orgulho de você, amiga! Parabéns pelo trabalho e por ter feito toda essa diferença!

    Vocês serão tão inesquecíveis para estas crianças quanto elas serão para vocês! Certeza!

    Beijo
    So

    ResponderExcluir
  5. Oi So,

    Obrigada pelo carinho amiga! É gratificante saber que fizemos uma grande diferença na vida dessas crianças, não só com bens materiais, mas dando a eles muito amor também. Trabalhar como voluntária no Quênia foi muito especial e realmente será inesquecível tanto para mim, quanto para eles!
    Beijinhos,
    Dine

    ResponderExcluir
  6. Oi Clau,

    Tem sido muito emocionante acompanhar o seu blog e tudo o que vocês têm feito por onde já passaram!! Incrível! Vocês são mesmo heroínas por terem conseguido transformar a vida das crianças e também das pessoas com quem encontraram. É muito legal ver tudo o que vocês conseguiram realizar. Sintam-se abraçadas com muito carinho por terem sido verdadeiros anjos na vida destas crianças!

    Já te falei, você deveria escrever um livro quando voltar.

    Beijos,

    De

    ResponderExcluir
  7. Oi De,

    É extremamente gratificante saber que transformamos a vida de todas essas crianças. E mais gratificante ainda, saber que, assim como você, há tantas pessoas reconhecendo meu trabalho voluntário e acompanhando minhas aventuras e experiências!
    Se eu recebesse um convite para escrever um livro, poderia até pensar no assunto! rs
    Obrigada pelo carinho!
    Bjo grande,
    Clau

    ResponderExcluir
  8. Oi Dine,

    Parabéns pelo trabalho que você e sua irmã vem desenvolvendo por essas crianças, fico orgulhoso de ver a dedicação que estão tendo nesse projeto.
    Tenho certeza que vocês serão recompensadas em dobro por Deus.

    Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa. 2 crônicas 15:7

    Beijos,
    Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thi,

      Quanto tempo! Sempre recebo notícias suas através da minha mãe! Muito bacana saber que tem acompanhado meu blog. Realmente temos nos esforçado bastante nessa viagem e a recompensa é ver a felicidade que temos proporcionado para todas essas crianças!

      Bjo grande primo e se cuida!
      Dine

      Excluir
  9. Clau,

    Parabéns pelo belo trabalho que voce e sua irmã tem desempenhado em prol destas crianças.

    Voces realmente estão mostrando que são pessoas de grande coração, determinação e força de vontade por terem abdicado de um período de suas vidas para se doarem ao voluntariado.

    Sou orgulhosa de voce por isso.

    Mais uma vez: Parabéns.

    Um gde beijo,

    Dani

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani,

    Tem sido realmente muito gratificante trabalhar como voluntária em todos esses países. Por outro lado, também é muito gratificante todo esse reconhecimento por parte dos meus amigos! Sei que todos esses elogios vêem do coração. Obrigada pelo carinho.
    Bjos,
    Clau

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que lindo! Me emocionei, que bom que voce pode trazer mais cor e luz para a vida desses jovens e crianças.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasminni,

      Fico feliz que meu blog seja motivo de emoção. Espero que, mesmo com o meu retorno, ele continue motivando e inspirando muita gente!

      Um abraço,
      Clau

      Excluir
  12. CLAU,
    poderias me passar o seu email?
    MARCOS. =]

    ResponderExcluir