segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Light Orphanage Centre

Este será um post um tanto longo, pois aqui descreverei detalhadamente o novo orfanato onde eu e minha irmã estamos trabalhando há 03 semanas. Aproveito para divulgar o orfanato, que também funciona como escola, para dessa forma, tentar conseguir qualquer tipo de ajuda. Lá eles precisam literalmente de TUDO! Seja material escolar, livros, lousas, mesas e cadeiras, roupas, brinquedos, mas sobretudo, comida. Afinal, ninguém consegue se concentrar estando com fome!
Nosso primeiro orfanato – Overcomers Centre for Orphans, era bem localizado, portanto, as pessoas visitavam o local para fazer doações. E por ser dirigido por um pastor, também recebem ajuda de igrejas.
Já o Light Orphanage Centre fica no meio de uma das favelas mais pobres que já visitei no Quênia, chamada Kware (lê-se “quaré”). O acesso é difícil, há muito lixo nas ruas de terra, o local cheira mal e não há saneamento básico. Além disso, há um acúmulo populacional neste bairro e para piorar, há também muitos bêbados nas ruas.
Entrada do orfanato
O orfanato foi fundado em 2008 por Charles Mutuma, de 33 anos, mas com aparência de 40, devido às dificuldades do dia-a-dia. Ele também é orfão e por isso decidiu ajudar crianças e adolescentes. Ele nunca teve uma casa para morar, sendo assim, vive no orfanato com sua esposa e sua filha de 09 meses de idade.
Charles Mutuma, fundador do Light Orphanage Centre
O orfanato atende aproximadamente 80 crianças, sendo que apenas 32 moram no local. São 13 meninos dividindo 01 quarto com 03 camas, e 19 meninas, dividindo 02 quartos com 03 camas cada. Ou seja, alguns deles precisam dormir juntos. 
Quarto dos meninos
Os quartos não têm janelas e o chão é de terra, assim como as salas de aula. Algumas crianças são muito pequenas e ainda fazem xixi na cama, tornando o cheiro simplesmente insuportável. Por isso também, os colchões estão podres e infestados de “bed bugs”.

Não sei a tradução exata desses insetos para o português, mas achei no Google como percevejo e até mesmo chato. De qualquer forma, são insetos minúsculos, que se alimentam de sangue e causam coceira. Gostam de lugares escuros, úmidos e sem higiene. É muito difícil tratar um local já infestado. No entanto, eu e minha irmã compraremos  inseticidas para tentar eliminá-los.

Quarto das meninas
Além disso, não têm eletricidade, ou seja, tomam banho de bacia e ainda por cima, frio. Também não têm nenhum tipo de entretenimento, como TV ou rádio. Bem como não têm brinquedos. Dentro do orfanato há apenas um escorregador e dois balanços quebrados. As crianças e adolescentes brincam com pneus.

Não há cestos, portanto, jogam todo o lixo atrás de uma das salas de aula, o que atrai muitos insetos, moscas, mas sobretudo, doenças. Graças a Deus, nunca vi ratos e baratas. Às vezes, queimam o lixo, o que me causa muita dor de cabeça, pois é extremamente tóxico, uma vez que estão queimando sacolas e garrafas plásticas.
Os banheiros são deploráveis. Não há privadas, são apenas buracos no chão, fedem e são cheios de moscas. Acho que no Brasil chamamos de latrina. Trabalho no orfanato das 08 às 15h00 e mal tenho tomado água para evitar ir ao banheiro. Em virtude disso, tenho me sentido fraca, desidratada e minha cabeça está sempre latejando. Em 02 semanas usei o banheiro por 02 vezes, por extrema necessidade.
Banheiros
As salas de aula não têm mesas e cadeiras apropriadas e alguns não têm onde sentar. As lousas são de madeira, dificultando a escrita e a leitura. Constantemente falta giz e apagador. Temos que apagar as lições com um pedaço de espuma. As crianças mal têm papel e lápis para escrever. Eu e minha irmã compramos 01 lápis, 01 caneta e 01 apontador para cada. Nunca vi crianças tão felizes por ganharem esse tipo de presente.
Sala de aula
Neste orfanato não há estrutura nenhuma, portanto, tenho que ser muito criativa para dar as aulas. Tenho ensinado Inglês, Estudos Sociais, Religião e Educação Física para 4ª a 7ª séries. Há apenas 01 livro de cada matéria, para cada professor. Os alunos não têm livros. Quando não há giz, eles precisam se “empoleirar” para copiar as questões do meu livro.

Algumas crianças e até mesmo alguns adolescentes são incrivelmente inteligentes. Porém, há aqueles que mal sabem ler e escrever e estão na 4ª série em diante. Infelizmente, não estão conseguindo acompanhar as aulas. Nem sei como ajudá-los, pois tenho me desdobrado correndo de uma sala para outra.
Falando em ensinar, há apenas 01 professor, de aproximadamente 70 anos de idade, dando aula para 04 salas de uma só vez. Ele vai passando de sala em sala, deixando tarefas nas lousas. Nos intervalos, ele dorme na suposta sala da diretoria. Ele está recebendo metade do salário e só consegue se manter porque também recebe aposentadoria. Creio que só esteja aguentando firme, porque sabe que as crianças precisam dele.
Professores Jennifer, Gladys, Margaret e Eleisha
Há mais 03 professoras, no entanto, elas dão aula apenas para uma sala, de 1ª a 3ª série. Também estão recebendo somente metade do salário, que aliás, nem é pago pelo governo e sim por um único doador da Suécia, que faz depósitos mensalmente na conta do orfanato, no valor de U$ 200,00. Este valor equivale a aproximadamente KSH 15,000.00 shillings, sendo que KSH 10,000.00 vai para o aluguel do orfanato e o restante, para comprar comida, água, remédios e material escolar. Infelizmente os professores não duram muito tempo, pois precisam sustentar suas famílias e acabam procurando outro emprego.
Além do Charles e dos professores, há uma cozinheira/faxineira, que também mora no orfanato com suas 02 filhas. Diariamente as crianças comem apenas o tradicional ugali, uma comida muito parecida com nossa polenta, mas de cor branca, uma vez que o milho aqui é branco, acompanhado de sukuma (couve). Não há outros legumes, nem vegetais, muito menos carnes ou frutas. E se vocês ampliarem a foto abaixo, perceberão que eles estão comendo com as mãos.

Refeitório
Uma vez por semana, uma moradora da região doa ossos de cabra, os quais a cozinheira reaproveita para fazer uma sopa bem rala e aguada. Claro que não há fogão. Há 02 buracos improvisados no chão, onde ela cozinha com carvão.

Charles, o fundador, vive estressado, tentando arranjar dinheiro para manter o orfanato. Diariamente tem que correr atrás de comida. Algumas vezes, recebe doações dos moradores da região. E ainda assim, está sempre com um sorriso no rosto.
Eu e minha irmã somos as primeiras voluntárias do orfanato/escola. Infelizmente, não são muitas as pessoas que se “doariam” para trabalhar no meio de uma favela, cheia de pobreza, lixo, mal cheiro, moscas, córregos imundos e bêbados, se arriscando a serem assaltadas ou até mesmo a pegar uma doença.
Além de darmos aula, eu e minha irmã também estamos fotografando todas as crianças e criando arquivos para cada uma delas. Além disso, criamos um blog e começamos a promovê-lo recentemente para tentar obter qualquer tipo de ajuda. O blog está em inglês, porém tudo que escrevi acima, é o que consta no blog.

http://www.lightorphanagecentre.blogspot.com/

Caso alguém queira ajudar, podem entrar em contato diretamente comigo através dos comentários ou até mesmo efetuar um depósito na conta do próprio orfanato. Dou minha palavra de que se trata de um orfanato que realmente precisa de ajuda e seu fundador é extremamente honesto.

Banco: Equity Bank Limited
Address: NHIF Bulding, Floor 14, 1st, Ngong
Country postal / Code city: 00200 Nairobi, Kenya
Name: Light Orphanage Centre
Número da conta: 0610 296 227 569
BIC / Swift Code: EQBLKENA

Mesmo de longe, você também pode fazer a sua parte! ;-)


8 comentários:

  1. Dine Parabéns pelo Blog!
    Muito legal!!!
    Vou tentar ficar antenada para acompanhar de perto esse tour!
    Curta muita essa oportunidade unica!
    Que Deus leve muita luz a vc e a Ni, pq é exatamente isso que vcs estão fazendo na vida dessas pessoas!!!

    Bjokas, Géli!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geli,

      Fiquei muito feliz com sua mensagem, obrigada de coração! Essa experiência será única em nossas vidas, mas pode ser uma experiência para quem acompanha meu blog também! :-)
      Beijinhos e fica com Deus,
      Sua prima,
      Dine

      Excluir
  2. Clau, amiga, mais uma vez sem palavras !!!! ler seu blog sempre me emociona.....parabéns pelo que tem feito, pela coragem e pelas ideias, como a de criar um perfil de cada criança. Tenho certeza que levam um pouquinho de alegria, num ambiente onde essa palavra praticamente nem exista. Bjs fica com Deus......Marcel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ma, meu amigo querido!

      Puxa, você não tem noção do quanto fico feliz quando recebo um comentário! É recompensador saber que meus amigos estão me acompanhando e que não estou escrevendo em vão rs! Tem sido muito cansativo aqui no Quênia, nunca trabalhei tanto na minha vida. Mas tem sido extremamente gratificante fazer essas crianças e adolescentes felizes!
      Beijinhos e fica com Deus,
      Clau

      Excluir
  3. Di,

    Tenho tanto orgulho de vc. Por muitas vezes, ao ler seu blog tive uma vontade imensa de chorar.
    Estas crianças podem ter tido a infelicidade de passar por tantas dificuldades, mas com ctz elas tiveram sorte de poder conhecer vcs, e vcs poderem proporcionar p elas um pouco de alegria.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oi Il!

    Amiga, sei como você se sente. Muitas vezes, enquanto escrevo meu blog, também choro. Acredito que tudo nessa vida acontece por alguma razão e tenho certeza de que não escolhi o Quênia e esse orfanato por acaso. As crianças e adolescentes desse orfanato tocam meu coração de um jeito que me deixa extremamente emocionada. Eu gosto tanto deles que até dói...aprendi demais com eles nessas últimas 03 semanas. É impressionante como são felizes com tão pouco. Ainda tenho muito que aprender!
    Bjos e obrigada pelo carinho.
    Di

    ResponderExcluir
  5. Oi Claudine,

    aqui quem escreve é Juliana, filha da Iza...

    Fiquei super emocionada com os seus relatos e ao mesmo tempo muito feliz por existirem pessoas como você. Que se dispõe de coração e alma para doar, ensinar, cuidar do próximo.

    Posso imaginar como é precária a situação por aí e como é difícil o dia a dia sem as necessidades básicas.
    Com certeza ajudarei. A vontade que tenho é de comprar um avião de coisas!!! rs

    Lendo o seu ultimo post quando escreveu sobre o lixo, tive uma idéia...pq vcs não reutilizam garrafas pet? dei uma pesquisada na internet e achei até camas para fazer!!!

    Cama - http://www.colchoesecamas.com.br/cama-garrafa-pet/

    hortas de garrafas - http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3023/aprenda_a_fazer_a_horta_de_garrafa_pet_do_lar_doce_lar/

    caixa - http://ciclovivo.com.br/noticia.php/3160/aprenda_a_fazer_uma_caixa_de_garrafa_pet/

    não sei como funcionam as coisas por aí, mas poderiam pedir doações de garrafas. sacos plásticos tbm são bem reaproveitáveis... achei esse link que mostra como fazer passo a passo uma corda de pular com elas :) http://www.artereciclada.com.br/sacolinhas-plasticas-viram-corda

    Bom, espero ter te dado algumas idéias...

    Parabéns pela atitude de vcs Claudine, desejo fé e força para completarem essa missão, que com certeza engradecerá a alma de vcs.

    Grande Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,

      Fiquei super feliz ao ler seu comentário e principalmente pelo fato da Iza ter repassado meu email! Te conheço por foto, pois sua mãe coruja me mostrou uma vez rs.

      Achei demais as idéias para reutilizar garrafas plásticas, muito criativas! Obrigada pelos links.

      Porééém...o orfanato tem quase 40 crianças no momento e somente 03 quartos, portanto, precisamos de beliches. De preferência de ferro, pois são mais resistentes e os bed bugs não as penetram.

      Além disso, apenas mzungu (como chamam os brancos por aqui) compram água engarrafada. Para os quenianos é muito caro, portanto, eles fervem a água e quase não se vê garrafas nas ruas, mas sim muita sacolinha plástica.

      No orfanato não têm condições de ferver, pois gastariam muito carvão e tempo. Devido a isso, todas as crianças têm vermes, que saem através da pele, principalmente pelo couro cabeludo.

      Por outro lado, quando as crianças acham uma garrafa plástica, é uma loucura! Eles saem correndo para vendê-las. Se juntarem 01 kilo conseguem KSH 10,00 shillings, equivalente a R$ 0,20 centavos. Com esse dinheiro, eles compram balas e dividem em pequenos pedacinhos entre eles. É de partir o coração!

      Pensamos em fazer uma horta no orfanato, mas falta água no Quênia, fora que aqui é extremamente seco, poeira pura! Não há legumes, vegetais e nem mesmo frutas que resistam.

      Já a idéia da corda feita de sacolinha de plástica, eu adorei e quero ensiná-los o quanto antes! Mas acredite se quiser, eles brigam por sacolas, uma vez que não têm onde guardar suas roupas! Vivem me pedindo malas, mas são muito caras. Não creio que terei condições de comprar. Algumas crianças têm malas no orfanato e nelas carregam suas vidas.

      Enfim, eu e minha irmã temos feito o possível para ajudá-los e em breve postarei os resultados!

      Fico feliz por saber que vc tb quer ajudar! Passei meus dados bancários para a Iza, mas se preferir, pode efetuar um depósito direto na conta do orfanato. Só me avise, para que eu possa avisar o Charles, fundador do orfanato ok!

      Daqui vou para a Índia, onde ficarei por mais 03 meses tb trabalhando como voluntária. Mas qdo voltar ao Brasil, faço questão de te conhecer! :-)

      Muito obrigada e que Deus te devolva tudo em dobro!

      Um bjo grande,
      Claudine



      Excluir