quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dedicado à minha mãe

No 2º dia de trabalho voluntário fui direto para a sala onde estava a minha irmã, sem me importar de comunicar a ninguém, pois ao contrário da sala onde eu não havia feito porra nenhuma no dia anterior (sorry pelo palavrão, mas foi extremamente desapontante), ela havia gostado muito e a professora permitiu que ficassemos juntas.
Uma professora de verdade faz toda a diferença! Quando entrei na sala, a professora Florence e sua assistente Glennys me receberam com o maior carinho, me apresentaram a todos os alunos e fizeram com que todos se apresentassem para mim.
A rotina na escola, como em qualquer outra, é basicamente a mesma...as crianças cantam ao chegar, sempre rezam antes de comer, aprendem a contar os números, os meses, os dias da semana, desenham, brincam com massinha. Contamos histórias, brincamos no parquinho, damos lanche, lavamos a louça, limpamos muitos narizes escorrendo, ajudamos a levá-las ao banheiro e as colocamos para dormir.
As crianças são muito pequenas, muitas nem falam direito ainda. Como sempre, tem algumas pentelhinhas que querem ficar grudadas na gente e os bagunceiros que pertubam a sala inteira, mas no geral, elas são adoráveis (ao menos a nossa sala!).

É incrível como em poucas dias, eu simplesmente me apaixonei por muitas delas! Sinto vergonha e ao mesmo tempo vontade de chorar ao ver suas roupinhas velhas, mochilas rasgadas, o tipo de comida que comem e como ficam felizes com tão pouco.
Por falar em professoras, quero aproveitar para dedicar esse post à minha mãe. Pensei muito nela trabalhando esses 02 dias na creche. Uma professora sem igual, que também trabalha no meio de uma favela em São Paulo (Jardim Elisa Maria, na Zona Norte) e há anos enfrenta todos os obstáculos para se dedicar aos seus alunos.

Minha mãe e eu no Orquidário Morumby em SP
Mas quero aproveitar para também dedicar esse post às minhas amigas que têm filhos pequenos e que são cheias de zelo...saibam que na escola eles comerão muita catota, muita areia e muita comida do chão! ;-)

2 comentários:

  1. Oi Di,fico muito orgulhosa por ter duas filhas tão corajosas. Sair do Brasil para trabalhar de Voluntárias na Africa com certeza será um grande aprendizado.
    Parabés pelo blog.
    Obrigada pela dedicatória.
    Te amo.
    Mumi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mumi,

      Obrigada pelo carinho. Está sendo uma grande experiência! Estamos com saudades!
      Beijinhos,
      Di

      Excluir