sábado, 14 de julho de 2012

Wine Tour

Para qualquer lugar que eu viaje, sempre gosto de visitar algumas vinícolas. Primeiro porque eu simplesmente amo tomar vinho, de preferência os tintos. Adoro a forma como o vinho nos deixa leves, alegres e comunicativos, e também porque trabalhei por 04 anos em uma importadora de vinhos em SP.
A África do Sul é o único país do continente africano com bom terroir para a produção de vinhos. É famoso por sua uva Pinotage, que foi desenvolvida na Universidade de Stellenbosh, através da mistura entre as uvas Pinot-Noir e Hermitage (também conhedida como Cinsault).
Portanto, estando na África do Sul, claro que não poderia deixar de visitar as principais regiões – Stellenbosh, Paarl e Franshoek. Paguei 600 rands (U$ 75) por um tour, por 01 dia inteiro, incluindo almoço e degustações de vinhos, queijos, azeites e azeitonas. A nossa guia se chamava Fern, falava alto e rápido, e era muito engraçada.
Visitamos duas vinícolas em Stellenbosh - uma mais familiar e pequena, chamada Villiera (http://www.villiera.com/) e outra bem grande e super moderna, chamada Tokara (http://www.tokara.co.za/). Provamos de tudo...desde o espumante mais simples até o rose, que eu tanto adoro, seguido de vinhos brancos, tintos, vinhos de sobremesa e porto.
Tokara Vineyard (exposição de escultura de madeira)
Em seguida fomos almoçar em Franshoek, em uma vinícola chamada Fyndraai (http://www.solms-delta.co.za/restaurant/), onde também pude provar pela 1ª vez alguns vinhos experimentais, feitos de pera e mel. Não apreciei, mas valeu a experiência!

Fyndraai Vineyard
E para finalizar, fomos para Paarl, na vinícola Fairview (www.fairview.co.za) , onde já meio bêbada, não consegui provar os vinhos, somente os queijos! Havia feta cheese, brie, camembert, provolone, alguns queijos azuis, outros temperados com ervas e até mesmo alho e ainda um com frutas vermelhas, simplesmente fenomenal. Muitos acompanhados de algum tipo de geléia, de produção deles também!

Fairview Vineyard



6 comentários:

  1. Dini, PARABÉNS! Depois de tanta resistência em fazer seu blog, hoje acho q vc nasceu p escrever.

    Amei!

    Saudades.
    Ilka.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Il, obrigada amiga! Adorei seu comentário. Aproveitando, vi pelo Linked in que vc conseguiu a vaga na Sarah Chofakian. Boa sorte e parabéns! Bjos, Clau

      Excluir
  2. Olá Claudine tudo bem? Dia de sábado aqui no trab há pouco que fazer então é quando leio o seu blog. Fiquei curiosa sobre o vinho do Porto que vc provou em SA. Eu sempre pensei que o vinho do Porto fosse daqui, de Portugal e só.

    ResponderExcluir
  3. Oi Haialla,

    Coincidentemente tb estou trabalhando hoje! Mas trata-se de uma exceção.

    Li por cima matérias de que alguns países estavam solicitando autorização para poder usar as designações do Vinho do Porto, como por exemplo a própria África do Sul e a Áustralia.

    Foi aprovado por um breve período, mas não sei como está a lei agora. Vc pode ler um pouco nesse link:

    http://www.rtp.pt/noticias/?article=78621&layout=121&visual=49&tm=6&

    O mesmo aconteceu com o termo "Champagne", que atualmente só pode ser usado para espumantes produzidos na região de mesmo nome, na França.

    Espero ter ajudado um pouquinho! ;-)

    Bjos,
    Clau

    ResponderExcluir
  4. ahhh, tipo, vinho do Porto made in China :P

    ResponderExcluir
  5. Olha...eu ouvi dizer que a China está produzindo vinhos em grande quantidade. Não experimentei ainda, mas não duvido nada que em breve surjam vinhos do Porto chineses...rs

    ResponderExcluir