sexta-feira, 13 de julho de 2012

Visitando o centro de Cape Town

Como já mencionei anteriormente, Muizenberg  fica há 45 minutos de metrô do centro da cidade. Agendamos um wine tour que não viria nos buscar, por estarmos totalmente fora do caminho. Portanto, preferimos ir um dia antes e dormir na cidade.
Foi a pior noite da minha vida! Ficamos em um albergue na avenida principal, chamada Long Street, cheia de bares, restaurantes, lojas e cafés. O barulho era infernal...muitos carros, caminhão de lixo e um mendigo FDP que gritou praticamente a noite inteira! E para piorar, a roupa de cama parecia imunda! Dormi de roupa, só faltou colocar o tênis! Ainda bem que foi por apenas uma noite e nunca mais! O barato sai caro...anotem aí o nome, para nunca se hospedarem lá, caso venham para Cape Town – Two Oceans Backpacker.
Tirando a noite mal dormida, tivemos uma tarde muito agradável e bem cansativa também. Andamos praticamente o dia todo e visitamos vários lugares:
- Bo-Kaap, um bairro somente de muçulmanos, cheio de casas super coloridas, que mais parecia o Pelourinho, na Bahia
Bo Kaap
- V&A Waterfront, uma marina com muito entretenimento....um grande shopping chamado Victoria’s Mall, feira de artesanatos, restaurantes, rodas de africanos cantando e dançando, demonstrando suas raízes, aquário, lojas vendendo esculturas africanas e havia também uma grande roda gigante na qual é possível ver grande parte da cidade e um lindo e romântico carrossel.
- Cape Town Stadium, um dos estádios onde aconteceu a Copa do Mundo de 2010. Infelizmente só vimos por fora, estava fechado. Moradores dizem que atualmente se tornou um elefante branco, ou seja, milhões desperdiçados somente por causa da Copa, quando grande parte da população é extremamente pobre. Tudo ao redor é bem novo e recente...as ruas, hotéis, albergues e foi a partir de então, que decidiram sinalizar a cidade com placas e faróis. Em algumas ruas o trânsito ainda é bem confuso e muitos não respeitam as sinalizações.
Cape Town  Stadium
Por falar em sinalização, o metrô também não tem os nomes das estações dentro dos vagões, então para nós turistas, temos que ficar alertas em cada parada para saber onde descer, uma vez que, diferente de SP, eles também não têm sistema de som para informar o nome da estação.

- Green Market Square: qualquer guia de turismo que você leia, mencionarão o famoso Green Market de Cape Town City. Trata-se de uma "feira" de artesanato, onde vendem máscaras e estátuas de madeira africanas, roupas e bijuterias. Basicamente isso!

- The Company’s Garden: esse foi meu local preferido! É um grande parque, subdivido em pequenos jardins – um jardim somente com plantas nativas, outro com rosas, um jardim japonês, outro com bananeiras, etc. Há também um espaço fechado somente com passarinhos exóticos e muitos esquilos que vêem comer na palma das mãos. Eles são fofos, mas também são bem espertos...eles sobem nas pessoas e um deles tentou até mesmo rasgar minha mochila em busca de comida! O parque parece um labirinto e ao redor há diversos museus e galerias.
À noite gostaríamos de ter jantado em um restaurante tradicionalmente africano, mas qualquer prato típico por aqui tem alguma carne exótica (crocodilo, avestruz, etc), sendo que só como frango ou peixe. Outros pratos têm bastante influência asiática, são apimentados e temperados com curry. Além disso existe o Mealie Pap, um tipo de mingau à base de milho, viscoso e branco, muito popular na África. Eu provei na escola, pois dão para as crianças todas as manhãs, mas achei bem insosso!
Acabamos jantando em um restaurante praticamente novo, chamado Phad Thai. Comemos Phad Thai, é claro, e legumes ao molho de green curry. A comida e o atendimento foram ótimos, apesar do garçom achar que beringela era abrobrinha. Endereço: 18 Long Street.