domingo, 29 de julho de 2012

Table Mountain – Platteklip Gorge

Hoje amanheceu um dia lindo, sem nenhuma nuvem no céu. Não tivemos dúvida, ligamos para o nosso guia Paul e por sorte, ele estava disponível. Nos arrumamos rapidamente, pegamos o trem e seguimos para a cidade.
Dentre as várias trilhas para chegar ao topo da Table Mountain, escolhemos uma chamada Platteklip Gorge. Outras trilhas são cobertas por vegetação e no inverno e com as constantes chuvas, elas se tornam muito frias e úmidas. Apesar de ser um pouco mais curta, essa trilha é a mais íngreme de todas, com degraus de pedras enormes e é considerada de alta dificuldade. Para subir levamos aproximadamente 03 horas e apenas metade do tempo para descer.
Em meia hora de caminhada comecei a me sentir muito mal. Essa semana peguei a pior gripe da minha vida. Porém, sou do tipo de pessoa que não sabe descansar mesmo com o corpo implorando, principalmente se estiver um dia ensolarado!
 O guia queria voltar antes que eu piorasse e remarcar para outro dia, mas eu estava relutante. Não conseguia acreditar que após 03 tentativas, eu teria que desistir. Estava desapontada comigo mesma. Resolvemos tentar mais um e para a alegria de todos, continuei a trilha sem problema algum. Ao chegar ao topo senti aquela maravilhosa sensação de desafio vencido. Valeu muito a pena todo meu esforço, pois a vista lá de cima foi simplesmente formidável! 

Topo da Table Mountain
Twelve Apostles Mountain à esquerda e Praia de Camp's Bay abaixo, à direita
Se você é daqueles que não curte trilhas e longas caminhadas, não se preocupe! Existe a opção do Cable Car, que é um bondinho parecido com o do Rio de Janeiro. O ingresso custa 200 rands, ida e volta. No topo há um restaurante, café e lojinha de souveniers.
Bondinho entre Table Mountain e Lion's Head
No entanto, antes de ir à Table Mountain, é necessário entrar no website e verificar se o bondinho está funcionando, pois o mesmo pode parar a qualquer hora do dia, devido às mudanças bruscas de tempo que ocorrem por aqui. (http://tablemountain.net/)
As trilhas são bem demarcadas, praticamente impossível de se perder. Poderíamos perfeitamente ter feito sozinhas, mas muitos nos advertiram que poderia ser perigoso por causa do tempo e por causa de assaltos. Pagamos 125 rands (por pessoa) pelo guia oficial do Parque e valeu a pena sua companhia. No caminho ele foi nos falando sobre a montanha, a qual emergiu do oceano e é considerada uma das formações rochosas mais antigas do mundo, além de nos explicar sobre a fauna e a flora local.



4 comentários:

  1. Lindo lugar! Deve ser preciso também muita preparação física para subir uma montanha destas! Eu fiz o Caminho de Santiago e depois de 20 dias de caminhada ganhei uma condropatia patelar para o resto da vida, por não ter me preparado fisicamente... .:

    ResponderExcluir
  2. Oi Haialla,

    A dura caminhada até o topo da Table Mountain é válida justamente por causa dessa vista maravilhosa!

    Qq pessoa pode fazer, estando preparada ou não, basta ir no seu próprio ritmo, parando para descansar, para comer algo que dê energia (como sementes, chocolate, etc).

    Agora, para quem tem problema nos joelhos, pode ser uma caminhada um tanto árdua, pois os degraus de pedra são enormes. Ainda bem que tem a opção do Cable Car! ;-)

    Bjos,
    Clau

    ResponderExcluir
  3. MAS Cable Car não tem graça. Meu médico disse que ter descido os pirineus sem ter musculos no joelho foi o que me causou a condropatia. Pra voltar a subir (principalmente descer) montanha eu tenho de fazer musculação para que os musculos possam proteger meu joelho.

    ResponderExcluir
  4. Não é verdade que na descida "todo santo ajuda"...rs. Dizem que a pior parte de qualquer caminhada, é sempre a descida!

    ResponderExcluir