quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Chowpatty Beach & Haji Ali's Mosque

Chowpatty Beach é a praia mais famosa de Mumbai, infelizmente não para nadar, uma vez que é também uma das praias mais poluídas do mundo. De qualquer forma, se os indianos nadam no Rio Ganges, porque não nadariam em Chowpatty Beach?

Rodeada por prédios comerciais e residenciais, ainda assim é possível ver belos pores do sol entre os edifícios. Ao final do dia, a praia fica lotada com pessoas que vão ali à procura dos populares quiosques e seus típicos quitutes indianos.

Chowpatty Beach
Saiba que os indianos vão à praia vestidos. As mulheres entram no mar de roupa, já os homens podem usar bermudas.

Indiana vestindo sari
E como os homens indianos podem tudo na sexista Índia, não se espante ao vê-los abraçados e de mãos dadas. Isso é um costume no país inteiro, o que não significa que sejam gays. Para falar a verdade, pouco me importa se são ou não, o que me espanta de verdade é saber que homens podem demonstrar afeto em público e casais não.

Indianos de mãos dadas em Chowpatty Beach
Estando em Mumbai, não deixe de visitar esta praia. A estação de trem mais próxima é a Churchgate. Se tiver coragem, prove os famosos snacks de rua. Recomendo o Pani Puri, um tipo de pãozinho “oco” e crocante, acompanhado sempre de um molhinho diferente para recheá-lo. E tem também o Bhel Puri, um prato que mistura flocos de arroz, vegetais e um macarrãozinho que lembra batata palha. Este talvez seja mais seguro, já que não vem com molho. 

Haji Ali's Mosque

Ao deixar a praia, fomos visitar a mesquita Haji Ali, um dos lugares religiosos mais populares de Mumbai. Construída em 1431 sobre as águas do Mar Arábico, ali está a tumba de um santo muçulmano chamado Haji, o qual era um rico comerciante que se desfez de todos os seus bens antes de fazer uma peregrinação a Meca. Haji Ali morreu durante a peregrinação. Diz a lenda que seu caixão foi lançado ao mar e milagrosamente flutuou até o local onde hoje existe a mesquita.

O acesso à mesquita se dá através de uma longa passarela, que só é possível atravessar em época de maré baixa.

Passarela que dá acesso à mesquita Haji Ali
A mesquita encontra-se em estado precário devido à erosão causada pela água do mar e pelos ventos salinos.  Tristemente, uma camada imensa de lixo trazido pelo mar envolve a mesquita. Em 2008 deram início à recuperação do local, portanto uma vez dentro da mesquita, ao menos a tumba está com melhor aspecto.

Entrada da mesquita
Tumba de Haji Ali, dentro da mesquita
A entrada não é paga, mas pedem uma colaboração para guardarem os sapatos, que devem ser retirados ao entrar na mesquita. Vista-se discretamente para visitar o local, cobrindo especialmente os ombros, no caso das mulheres. De qualquer forma, homens e mulheres devem cobrir a cabeça com um lenço, que é fornecido gratuitamente na entrada, caso você não tenha um. Não se esqueça de devolvê-lo na saída para que outras pessoas possam usá-lo.

Blue Frog

Mumbai é conhecida por ter as melhores nightclubs e as noites mais agitadas da Índia. Sendo assim, com a nossa viagem chegando ao fim, eu e minha irmã não poderíamos deixar de conhecer uma balada indiana.

Por recomendação de alguns indianos, optamos pela Blue Frog por se tratar de um estúdio de produção, que ao mesmo tempo é também uma danceteria, com restaurante e espaço para concertos.

Cada noite toca uma banda diferente e nos divertimos ao som do The Ska Vengers, uma entre milhares de bandas que segue o gênero musical Ska. Para quem não conhece esse estilo musical, o Ska foi o precursor do reggae. As músicas são agitadas e dançantes, combinando jazz, blues e música caribenha, focando suas letras sempre em temas como discriminação, marginalidade e trabalho duro.

Vale a pena, mas já vá sabendo que terá que colocar a mão no bolso! A entrada custa Rs 500 rúpias (US$ 10 dólares). As bebidas custam em média Rs 1,000.00 rúpias (US$ 20 dólares), com os impostos, o valor praticamente dobra. É abusivo, mas esta é a lei para se consumir bebida alcoólica na Índia. Além disso, é necessário pegar táxi para ir e voltar, sendo que para voltar de madrugada, paga-se o dobro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário