sábado, 29 de dezembro de 2012

Museus e galerias de arte em Mumbai

Mumbai é a cidade que mais se ajustou à cultura ocidental, mesclando a Índia antiga ao mundo moderno. Cidade do agito, das atrações, dos eventos, dos restaurantes, dos bares, das casas noturnas, dos filmes “bollywoodianos” e das compras, Mumbai abriga também grandes peças de teatro, apresentações culturais e exposições.

Em qualquer parte do mundo, nunca deixo de visitar um museu ou ver uma exposição de artistas locais. Portanto, não poderia deixar de conhecer a história de mais esta cidade e escolhi a dedo os lugares abaixo.

Dr. Bhau Daji Lad Mumbai City Museum

Inaugurado durante o Império Britânico, em 1872, sob o nome de Victoria & Albert Museum, o museu mais antigo de Mumbai passou a se chamar Dr. Bhau Daji Lad Museum a partir de 1975, em homenagem ao homem que colaborou para o campo das artes indianas. Médico bem sucedido, tinha como hobby colecionar moedas raras e antigas da Índia, bem como estudar antiguidades, decifrar inscrições e analisar datas e histórias em sânscrito, de antigos autores.

O edifício segue o charmoso estilo Palladiano, do arquiteto italiano Andrea Palladio, que se baseava na arquitetura clássica Greco-romana. No jardim, ao lado direito do prédio, há uma estátua de elefante. Estátua esta que pertencia à Elephanta Island e sobre a qual mencionei em post anterior.

Edifício do Dr. Bhau Daji Lad Mumbai City Museum em estilo Palladiano
Entre 2003 e 2007, o museu e suas obras passaram por uma grande restauração, fazendo com que ganhassem um Prêmio de Excelência da UNESCO. Encontrava-se completamente abandonado e destruído pelo tempo, fato que pode ser assistido em vídeo transmitido em um das salas do próprio museu.

Uma vez dentro, a decoração é encantadora. As cores verdes e douradas dão um ar de elegância ao museu, que possui um teto alto, com belos arcos e pilares. Ao redor das diversas luminárias pendentes, delicados desenhos foram pintados à mão. E no chão, há pisos que lembram os charmosos ladrilhos hidráulicos.

A charmosa decoração do Dr. Bhau Daji Lad Mumbai City Museum...
...com seus belos arcos, pilares e luminárias pendentes
O Museu Dr. Bhau Daji Lad é simplesmente fascinante. Não só por sua arquitetura e decoração, mas também pelos seis mil artefatos que o museu abriga em armários de vidro, incluindo esculturas, cerâmicas, moedas, obras feitas de marfim e pinturas de diferentes partes do país, muitos deles em miniaturas, que documentam a vida do povo de Mumbai e a história da cidade a partir do século 19.

Dr. Bhau Daji Lad Mumbai City Museum e suas obras expostas em armários de vidros
A entrada custa Rs 100 rúpias (US$ 2 dólares) e o museu fica no bairro de Byculla. É permitido fotografar, desde que sem flash. Mais informações podem ser obtidas através do site: http://www.bdlmuseum.org/.

National Gallery of Modern Art

Inaugurada em 1954, a NGMA possui hoje a coleção mais importante de arte moderna e contemporânea da Índia. Sua coleção é vasta e eclética, contando com mais de quinze mil obras que testemunham o rico passado do país. Obras datas a partir de 1857 são preservadas ali.

Tive a sorte de visitar a NGMA durante uma exposição de um grande pintor e escultor indiano chamado Ramkinkar Baij (1906-1980). Nascido em família pobre, muitas de suas criações artísticas foram inspiradas no estilo de vida rural.

Ramkinkar é um dos artistas mais importantes da arte indiana moderna. Seu principal ponto de referência era a Arte Ocidental Moderna e obviamente a arte clássica indiana. Ele foi o pioneiro em esculturas modernas ao ar livre na Índia e o primeiro artista indiano a experimentar o Expressionismo (visão interior do artista em oposição à mera observação).

Para mim foi difícil definir seu estilo. Ele tem pinturas a óleo, aquarela e esboços feitos com pena e tinta. Ele fez esculturas em bronze, gesso e concreto. Ele fez esculturas enormes, mas também tem pequenos e delicados quadros. De qualquer forma, no geral, suas obras me agradaram bastante.

É uma pena que os artistas indianos sejam tão pouco conhecidos ao redor do mundo. Se for a Mumbai ou em qualquer parte da Índia, não deixe de prestigiá-los. A entrada para o NGMA custa Rs 150 rúpias (US$ 3 dólares).


Não deixe de visitar também a Jehangir Art Gallery, ao lado do Museu Prince of Wales. A entrada é gratuita e lá é possível ver mais exposições de artistas indianos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário