segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Kathakali, dança típica do sul da Índia

Kathakali é uma dança típica do sul da Índia, originada em Kerala, no século XVII. Antigamente, era apresentada somente para a realeza e com seu declínio passou a ser exibida para a sociedade em geral.

Com maquiagem e figurinos elaborados, os dançarinos apresentam gestos e movimentos bem definidos e sintonizados com a música, que também é tocada ao vivo, com instrumentos indianos e letras dedicadas às divindades. Não há falas e os gestos são focados principalmente em mudras (gestos feitos com as mãos) e movimentos com os olhos.

Alguns teatros permitem que o público chegue mais cedo para acompanhar a maquiagem. E antes do show começar, uma pessoa explica o significado de cada mudra, de cada movimento com os olhos e sobre os movimentos corporais.

Preparação para apresentação no Kerala Kathakali Centre
Cada cor representa um atributo do personagem – no caso da peça que assistimos, verde designa o bravo guerreiro e amarelo, a bela mulher. Mulher esta que é sempre representada por um homem.

Dançarino sendo maquiado antes da apresentação
Geralmente as histórias são baseadas nos episódios dos livros Ramayana e Mahabharata, os dois maiores épicos clássicos da Índia.  Normalmente contam com três personagens – um herói (Rama) que luta com um demônio (Ravana) por causa de uma mulher.

Apresentação Kathakali
Estando em Fort Kochi, não deixe de assistir a esta apresentação, que faz parte da cultura da Índia. Eu e minha irmã optamos pelo Kerala Kathakali Centre. Além de ser mais barato (INR 250 rúpias / US$ 5 dólares), o teatro apresenta a dança tradicional e não comercializada. Além disso, é permitido chegar antes e fotografar os dançarinos sendo maquiados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário