domingo, 16 de dezembro de 2012

Goa, as melhores praias da Índia

Com tanta diversidade cultural, eu realmente não fazia questão de visitar as praias da Índia. Mas como minha irmã adora praia e não é por menos que mora na Austrália, ela acabou me convencendo de que esta também poderia ser uma experiência diferente.

Pegamos um ônibus de Fort Kochi até Goa, viagem esta que durou 16 horas. Pagamos Rs 1,450.00 rúpias (US$ 29 dólares) por um sleeper bus (ônibus leito), obviamente esperando por poltronas que reclinassem ao máximo.

Por incrível que pareça, o ônibus possuía cabines com camas espaçosas e relativamente confortáveis, muito parecidas com os trens indianos. E para a privacidade dos turistas, cada cabine possui uma cortina.

Os colchões são revestidos com couro sintético. Não se esqueça de levar sleeping bag (saco de dormir) ou um lenço/pashmina para se cobrir. Até que não é tão difícil dormir com o ônibus em movimento. Para mim, o maior incômodo foi o ar condicionado, que ficou bem gelado durante a viagem. Opte pela upper bed (cama de cima) para que ninguém fique te incomodando ao subir ou descer da cama.

Não espere toilets. Mesmo com viagens tão longas, nenhum ônibus indiano possui banheiro. Portanto, minha dica é que evite tomar água. De qualquer forma, o motorista realiza paradas para almoço, jantar e até mesmo para um chai.

E quem diria que na Índia pudessem existir praias tão belas? Eu e minha irmã optamos pelo sul de Goa, onde há mais natureza, mais verde, mais montanhas. Mas se você quer agito e baladas, opte pelo norte.

Palolem Beach

Se quiser ambos - agito e natureza, você também encontrará isso ao sul de Goa, na praia de Palolem, com milhares de lojas indianas na rua principal da praia, bares, restaurantes e casas noturnas.

Lojinhas indianas na rua principal de Palolem
Passei um dia nesta praia. Além de lotada, barcos ocupam grande parte de suas areias, uma vez que dali partem passeios para ver golfinhos. Me surpreendeu saber que há golfinhos nas águas indianas ou, mais propriamente dito, Mar Arábico.

Palolem Beach
Se ainda assim você quiser fugir do agito na própria Palolem Beach, caminhando até o final da praia (à direita para quem olha para o mar), há uma mini praia onde é possível fazer nudismo, obviamente, só para estrangeiros.

Mais adiante, há um bar com um pequeno lounge todo feito de palha. Na verdade, trata-se de uma hospedagem com cinco cabanas de madeira, mas o dono gentilmente disponibiliza cadeiras de praia para os visitantes, que podem ir até lá apenas para tomar umas bebidas.

O acesso é pelo mar e em algumas partes, a água chega à cintura. Portanto, antes de ir, verifique o horário de maré alta. De qualquer forma, se falar com o dono do local, ele pode providenciar um barco para levá-lo de volta à praia.

Lounge na ponta da praia de Palolem
Bar na ponta da praia de Palolem, ao lado do lounge acima
Agonda Beach

Por preferirmos praias desertas, optamos por Agonda Beach, a 15 minutos de carro de Palolem. Mesmo em alta temporada, a praia estava extremamente vazia. Na opinião dos moradores e comerciantes locais, os turistas debandaram devido ao suposto fim do mundo, que seria no dia 21/12/2012. Neste dia eu estava na praia, torcendo para que um tsunami não nos atingisse.

Ali ficamos por uma semana, assistindo a pores do sol incríveis, simplesmente todos os dias. Além disso, a praia é limpa, o mar é calmo e a temperatura da água não poderia ser mais adequada.

O belo encontro da lua e do sol
Pôr do sol em Agonda Beach
Da ponta esquerda da praia também saem barquinhos de pescadores, para ver golfinhos. Eu e minha irmã fomos com mais três amigos e cada um pagou Rs 250,00 rúpias (US$ 5 dólares) por uma hora de passeio. Não vá esperando um espetáculo com milhares de golfinhos. De qualquer forma, é sempre encantador vê-los pulando pela água, mesmo que brevemente.

E como não poderia deixar de ser, as vacas também frequentam as praias indianas e aos bandos! E não se engane, elas são consideradas sagradas, mas atacam.

Frequentadores das praias indianas
É difícil se locomover para as outras praias. Não há locadoras de automóveis. A moda por lá são as scooters, que você pode alugar por apenas Rs 200,00 rúpias por dia (US$ 4 dólares). Eu achei as estradas de acesso de uma praia para outra meio perigosas para ir de moto, além disso, os indianos dirigem como loucos. Há também a opção dos tradicionais tuk tuks e por fim, os táxis, que são um pouco mais caros.

As praias da Índia são bem rústicas. Mesmo em Palolem, as ruas não têm calçadas, as casas são humildes e não há hotéis caros e elegantes. Na verdade, há muitas guest houses (casas de família). Eu e minha irmã ficamos em uma dessas e pagamos Rs 600 rúpias por dia (US$ 12 dólares).

Também não há casas de praias. A moda nas praias indianas são as famosas cabanas de madeira. A melhor hospedagem de Agonda se chama Dunhill, com cabanas chiquérrimas de vidro, de frente para o mar, que custam na faixa de Rs 5 mil rúpias a diária (US$ 100 dólares).

Agonda Beach
Vá sabendo que a todo momento faltará luz, portanto, carregue sempre uma lanterna ao sair à noite. Na maioria das acomodações não há água quente e os restaurantes são simples, mas com comidas muito boas.

Cola Beach

Além de Palolem e Agonda, visitamos por um dia uma praia chamada Cola, também a 15 minutos de carro, de Agonda. Por sorte, fizemos amizade com um indiano que nos levou para todos esses lugares.

O charme desta praia é que suas areias são divididas em duas partes – de um lado o mar e do outro uma bela lagoa chamada Blue Lagoon, com cabanas ao redor.

De um lado a Blue Lagoon...
...do outro lado, o mar
Recomendo que vá em grupos e não somente em mulheres, pois infelizmente o número de estupros têm aumentado nas praias de Goa, principalmente em Cola Beach, onde a ociosidade faz com que os indianos se alcoolizem cada vez mais.