sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Gorai Island & Bandra

Há dois motivos para vistar a ilha de Gorai - em uma ponta há dois agitados parques de diversão  para crianças – Esselworld and Water Kindgom e na outra, uma tranquila estupa (templo construído em formato cônico, que de acordo com o budismo, representa o universo) chamada Global Pagoda.

Global Pagoda em Gorai Island
A arquitetura interna da Pagoda é impressionante. Uma cúpula de pedra foi construída sem pilares, sendo considerada a maior do mundo sem sustentação. Não é permitido entrar na área de meditação, mas é possível vê-la através de um vidro, pela qual tirei a foto abaixo.

Cúpula sem pilares no interior da estupa
Ali, qualquer pessoa pode praticar o Vipassana, uma técnica de meditação que dura dez dias, não sendo permitido falar e nem se expressar de forma alguma, seja através de olhares ou gestos. Nenhuma estupa budista no mundo cobra nada pelos ensinamentos, mas esperam uma doação pela acomodação e alimentação.

A ilha fica meio longe da parte central de Mumbai. É necessário pegar um trem até a estação Borivali, que saindo da estação Churchgate, custa aproximadamente Rs 10 rúpias e leva uns trinta minutos. Em Borivali tem que pegar um ônibus por mais vinte minutos até a balsa que leva à ilha de Gorai, o que custará mais Rs 10 rúpias. Se preferir, pode pegar um tuk tuk e pagar aproximadamente umas Rs 50 rúpias.

A saída da balsa é incrivelmente poluída. A água é preta, densa e fede! Juro que deu vontade de voltar para o hotel. No entanto, uma vez lá, peguei a balsa por mais trinta minutos, que custou mais Rs 35 rúpias (ida e volta) e fui conhecer mais uma estupa na Índia.

Bandra

Na volta, descemos na estação Bandra, um dos bairros mais caros e charmosos de Mumbai, com mansões de artistas de Bollywood e onde há os melhores bares, restaurantes e lojas de ruas.

Almoçamos em um restaurante caro indicado por alguns amigos indianos como sendo um dos melhores italianos da região - Palli Village. O lugar é muito bem frequentado, muito bem decorado, mas a comida deixou a desejar!

De lá fomos tomar um café de frente para a Bandstand Promenade, calçadão de frente para a praia. Praia esta que também não serve para banho, pois ao invés de areia, há somente pedras.

Bandstand Promenade, calçadão de frente para a praia
Caminhando pelo calçadão, passamos pelo “Walk of the Stars”, uma área dedicada aos artistas indianos, com suas mãos esculpidas em placa de bronze no chão, imitando a Calçada da Fama (Walk of Fame), em Hollywood.

Karisma Kapoor, atriz indiana, aos pés da minha irmã
No final da praia (à esquerda para quem olha de frente para o mar) há um Forte Português em ruínas, o Castella de Aguada, de onde se vê a baía de Mahim e a moderna ponte Rajiv Gandhi Sea Link, inaugurada em 2009, para ligar a baía à Bandra.

Castella de Aguada
Ponte Rajiv Gandhi Sea Link e Mahim Bay do lado oposto
Em todas as praias da Índia, sejam elas belas ou não, é possível ver incríveis pores do sol e foi ali que terminamos nosso dia, assistindo a mais um deles.

Pôr do sol em Bandstand, Bandra



Nenhum comentário:

Postar um comentário