sábado, 8 de dezembro de 2012

Fort Kochi

Não havendo muito que fazer no ashram e não sendo possível ir à praia, saímos da cidade de Kollam e seguimos de trem, por três horas, até Fort Kochi, também em Kerala (sul da Índia), um estado repletamente coberto por coqueiros, mas extremamente quente e úmido.

Kerala é também um dos estados mais desenvolvidos da Índia, com mais de 90% da população alfabetizada e também o menos corrupto. Tiveram o primeiro governo comunista da Índia e grande parte da população é católica. Além disso, diferente de outros estados indianos onde falam hindi, tem como língua oficial o Malaiala.

Fort Kochi (ou Fort Cochin) é uma cidadezinha histórica, com uma mistura de casas portuguesas e holandesas, sinagogas, mesquitas e ruínas da época britânica. Suas charmosas ruas são uma atração à parte, cheias de galerias de arte, cafés, lojas de artigos indianos e ótimas opções de restaurantes.
Uma das charmosas ruas de Fort Kochi
Infelizmente não é possível frequentar a praia. A água do mar é extremamente suja nesta região e a areia encoberta por algas, provocando um cheiro insuportável. Além disso, em Fort Kochi também há um dos maiores portos da Índia, onde ficam atracados imensos navios que certamente colaboram com a poluição da água.

Chinese Fishing Nets

Ao caminhar pela orla da praia é possível ver o emblema da cidade - redes de pesca gigantes, fabricadas por chineses e existentes há mais de 600 anos. São necessários pelo menos cinco homens para manuseá-las.

Redes de pesca gigantes chinesas
Cherai Beach

Há uma única praia onde é possível tomar banho de mar em Kochi, mas é necessário pegar uma balsa até Vip Island, em uma travessia que não dura nem cinco minutos. Chegando à ilha, pegue um ônibus até Cherai Beach. Leva entre 30 a 45 minutos para chegar até lá. Não espere nada espetacular, é uma praia como outra qualquer.

Saiba que os indianos vão à praia de roupa e inclusive entram no mar vestidos. Alguns homens usam bermudas, mas as mulheres estavam sempre vestidas. Estrangeiras usando biquínis são praticamente “comidas” pelos indiscretos olhares indianos.

Indianos de sarongue na praia
Indianas se divertindo no mar
Família indiana passeando na praia
Cultura

Se você não está interessando somente em praia, não deixe de visitar também os locais históricos da cidade:

- Pardesi Synagogue, construída em 1568, localizada na parte antiga da cidade, conhecida como Old Kochi ou Jew Town. Se não for pela história, a visita vale a pena até mesmo por sua decoração – belos e antiquíssimos chandeliers, um púlpito ornamentado em dourado no meio da sinagoga e em especial, os encantadores azulejos do chão pintados minuciosamente à mão. A entrada custa apenas INR 5 rúpias e é proibido tirar fotos.

Pardesi Synagogue (foto tirada da internet)
- Mattancherry Palace, construído em 1555 pelos Portugueses, para presentear um marajá de Kochi. Também conhecido como Dutch Palace, por ter sido renovado pelos holandeses em 1663. Dentro é possível ver murais hindus pintados diretamente nas paredes, mobílias, roupas e acessórios da época. Fica ao lado da sinagonga mencionada acima e também custa apenas INR 5 rúpias, mas em minha opinião, não é muito atrativo.

Não querendo visitar nenhum dos lugares acima, não deixe de andar pelas ruazinhas aos arredores, cheias de lojas maravilhosas. Lá você vai descobrir que as lojas indianas aqui do Brasil, nos cobram  fortunas! A minha loja preferida se chama The Ethnic Passage (http://www.ethnicpassage.com/), que conta com um charmoso café, uma livraria e onde vendem os melhores chás indianos, pratas, estátuas e móveis incríveis. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário