quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Alimentação - Nairobi, Quênia

Diferentemente da África do Sul, onde a ONG providenciava nossa alimentação, aqui é a família que cozinha para nós. Portanto, temos que ir no andar de cima todos os dias para o café da manhã e jantar. Como trabalharemos das 09 às 15h, almoçaremos no local ou em restaurantes próximos.
Convivendo com uma típica família queniana, temos experimentado todas as comidas tradicionais, que engloba muito feijão com milho (guitheri), lentilhas (ndengu), couve (sukuma), chapati (similar ao pão sírio, porém mais escuro e tostado), mas sobretudo, o famoso ugali, alimento que enche a barriga, mas não nutre, porém, as crianças começam a comer desde cedo.
O ugali tem uma consistência parecida com a nossa famosa polenta mole. O mesmo também é feito de milho, porém é branco, pois o milho aqui é esbranquiçado. Ao meu ver, sinceramente, não tem gosto de nada, mas fica melhorzinho quando misturado com feijão e couve, que são normalmente os acompanhamentos. Antigamente era comum comer ugali com as mãos, amassando-o até obter o formato de uma bolinha. O pastor com o qual vivemos ainda come com as mãos, mas não sua esposa e filhos. Porém, aqui come-se com colher. O mais difícil foi comer spaghetti com colher!
Se você visitar uma família queniana, certamente te servirão feijão com milho ou ervilhas, comidas consideradas super especiais para visitas.
Até o momento, o que comi de mais diferente foi o matoke, que nada mais é do que banana verde cozida com molho de tomate. Se não me falassem que era banana, eu acharia que era batata!
A carne mais procurada é a de cabra. Eles compram a cabra viva no supermercado e a matam em casa. Também comem coelhos e em algumas partes do Quênia, comem até mesmo macacos. Não como carne vermelha, somente peixe e frango, mas aqui me tornei vegetariana radical. Os açougues são simplesmente deploráveis e cheios de moscas, uma vez que não há ar condicionado.
Açougue
Por terem sido colonizados por britânicos, os quenianos têm costume de tomar chá preto com leite no café da manhã e após as refeições. No começo fiquei preocupada com o leite, pois nossa família só compra leite “tirado direto da vaca”, mas sempre fervem antes de nos servir. Nunca fui fã de chá, mas me adaptei facilmente e devo confessar que agora estou até apreciando. E por falar em chá, o Quênia é um grande produtor e exportador de chá preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário