quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Moeda - Quênia

A moeda corrente no Quênia é o Shilling, onde U$ 1.00 equivale a aproximadamente KSHS 84.00 shillings no momento. Os animais são tão atrativos neste país, que em suas cédulas, estão estampados os big five, considerados os cinco animais mais difíceis e perigosos de serem caçados antigamente: leão, leopardo, búfalo, elefante e rinoceronte. Atualmente é ilegal caçar qualquer animal selvagem.

Depois da Tailândia, o Quênia é um dos lugares mais baratos que já visitei. Um belo e caro capuccino custa por volta de KSH 180.00, o equivalente a R$ 2,00 reais. Para almoçar em um restaurante sofisticado no centro de Nairobi, gasta-se na faixa de KSH 2,000.00, ou seja, U$ 24 dólares. Já no bairro onde estou morando, tenho gasto a bagatela de KSH 100 a no máximo 150 shillings, pouco menos de R$ 5,00 reais, por uma refeição composta de arroz, feijão, acompanhado de algum tipo de verdura e legumes, uma vez que não tenho comido carne por aqui.

Por falar em dinheiro, economicamente, o Quênia é o país mais importante do leste africano, da mesma forma que a África do Sul é o mais importante da região sul e de toda a África. Encontra-se em uma posição estratégica, bem no meio do continente, próximo à Europa, Índia e China.

O Quênia foi colonizado pelos britânicos e tornou-se independente somente em 1963, tendo Jomo Kenyatta como seu primeiro presidente, o qual governou até sua morte, em 1978. Foi sucedido por seu vice, Daniel Arap Moi, um verdadeiro corrupto, que foi barrado de concorrer nas eleições de 2002. Desde então, o atual presidente se chama Mwai Kibaki. No entanto, o governo segue de forma corrupta e autoritária.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário