domingo, 19 de agosto de 2012

Safari - Maasai Mara National Park

Passamos o dia inteiro no Maasai Mara National Park, considerado um dos melhores parques para fazer safari no Quênia. Vimos literalmente todos os animais! A propósito, esta é a melhor época para visitar o parque, pois é inverno e os animais ficam mais ativos e não se escondem tanto. Porém, o calor estava intenso. Infelizmente, os quenianos destruiram a maior parte de suas florestas e o clima por aqui tem piorado com o passar dos anos.
Prepare-se para muita estrada de terra e muita poeira. Agora entendo porque as pessoas que fazem safari usam roupas de cor caqui. Roupas claras e até mesmo escuras ficam imundas, portanto, nada melhor do que uma roupa cor de poeira! Além disso, você terá que escolher entre sentir sede ou beber água e esperar por horas até parar em um banheiro.
Mas passar por tudo isso vale muito a pena! De acordo com os nossos guias, fazia tempo que eles não viam todos os animais em um só dia, especialmente os big five. Mal tenho palavras para descrever o quanto foi incrível ver esses animais selvagens tão de perto. Cada vez que eu via um ou até mesmo vários, eu ficava de queixo caído. Eles são simplesmente lindos e magnânimos. Não me cansava de admirá-los.

Vans 4x4 paradas provavelmente por terem avistado algum animal
Meu maior desejo era ver os felinos. Não é por menos que tenho um gato, sou apaixonada por esses bichanos, pela forma como são elegantes, pela forma estratégica e impiedosa que atacam suas presas e até mesmo pela forma dissimulada, rápida e inteligente como planejam um ataque.
Abaixo descreverei algumas das curiosidades que aprendi com nossos guias!
Leão
Um leão come aproximadamente 35 Kg de carne por dia, porém, não comem o intestino. São extremamente seletivos. Ao terminarem sua refeição, existe um tipo de hierarquia entre os animais que comem os restos deixados pelos leões. Em primeiro lugar são as hienas (foi o único animal que não vi durante o safari), seguido pelos vulchers, que são grandes pássaros, muito semelhantes aos urubus. Junto com eles, também comem as raposas e por último, as formigas, chamadas safari ants.

Vulchers comendo os restos de um wildebeest, caçado por um leão
Em época de acasalamento, eles cruzam aproximadamente 25 vezes por dia, porém, dura apenas entre 8 a 12 segundos. Um macho vive de 12 a 15 anos, sendo que a fêmea pode viver até 18 anos. Caso uma leoa engravide de outro macho, eles matarão os filhotes, os quais eles podem identificar através do cheiro.

Leoas
Não poderia deixar de mencionar os mais belos felinos, as Cheetas, que são também os mais animais mais velozes do mundo, podendo atingir uma velocidade de até 110 km/h. Foi emocionante ver um deles correndo atrás de uma presa. Infelizmente, eles sumiram no horizonte e não o vi o triste fim do filhote de gazela, mas posso imaginar o que aconteceu!

Cheeta
Maasai Mara National Park faz divisa com o Serengeti National Park, na Tanzânia. Na verdade, trata-se de um único parque, porém, dividido entre 02 países e que têm exatamente os mesmos animais.
Eu, nosso guia Mike e minha irmã na divisa entre Tanzânia e Kenya
Todo ano, aproximadamente 1.5 milhões de wildebeests, um tipo de antílope muito pacífico, migra de um parque para o outro, em busca de comida.  
Wildebeest
Animais com patas duras, como wildebeests, zebras e girafas comem apenas mato. Assim como os leões, as zebras também sentem o cheiro dos filhotes de outros machos, que por acaso tenham cruzado com as suas fêmeas. Porém, o macho penetra violentamente seu órgão genital na fêmea ainda grávida, para matar o filhote dentro dela. É impressionante como suas listras são perfeitas. 
Zebras
Paramos para fazer um picnic na beira do Mara River, de onde pudemos ver vários hipopótamos dormindo. Eles são enormes, pesando aproximadamente 2 toneladas. Porém, seu estômago é do tamanho de uma bola de futebol. Eles costumam se alimentar durante a noite toda, mas apenas de mato. Para se refrescar, permanecem submersos na água por horas, emergindo há cada 05 minutos, que é o tempo que conseguem ficar sem respirar debaixo da água.
Hipopótamos na beira do rio Mara River
Além de babuínos, também pudemos ver um outro tipo de macaco por aqui - Vervet Monkeys, os quais têm um detalhe muito curioso! Suas bolas são azuis, para chamar a atenção das fêmeas. A propósito, os macacos são os únicos animais que cruzam por diversão e prazer.  
Vervet monkey



Nenhum comentário:

Postar um comentário