sábado, 18 de agosto de 2012

Safari

Um dos motivos pelo qual eu escolhi o Quênia para trabalhar como voluntária foi também pelo fato de aqui ser o melhor lugar no continente africano para fazer safari. Portanto, eu e minha irmã unimos o útil ao agradável e finalmente realizei um dos meus grandes sonhos – fazer safari na África!
Atualmente, a palavra safari está associada aos tours  para ver animais selvagens em seu habitat natural. No entanto, em Kiswahili, safari significa jornada, viagem.
Antigamente os africanos faziam safari para caçar por prazer, o que se chamava big-game hunting. Alguns também caçavam para obter os chifres de rinocerontes e elefantes, para usá-los como ornamentos, jóias e até mesmo para fins medicinais.
A partir dos anos 60, caçar tornou-se proibido por lei, podendo um caçador ser sentenciado em mais de 10 anos de prisão.
Foi do nome big-game hunting que surgiram os big five, que são os cinco grandes animais mais difíceis e perigosos de se caçar: leão, leopardo, búfalo, elefante e rinoceronte.
Os parques mais procurados para fazer safari são o Maasai Mara e o Lake Nakuru National Park. Ambos localizados há aproximadamente 300 km do centro de Nairobi. As condições precárias das estradas tornam a viagem um pouco mais longa do que deveria ser.
Fiz um tour  através de guias freelancers, portanto, não tenho uma agência de turismo para indicar aqui no blog. Nossos guias foram recomendados pela ONG para a qual estou trabalhando. De qualquer forma, deixo aqui seus telefones: Mike (0702-848-318) e Jackson (0724-624-134). Eles são divertidíssimos, estão no ramo há 08 anos e sabem muito sobre os animais e como procurá-los! Paguei U$ 500 dólares por 04 dias de safari, incluindo hospedagem e alimentação.
Roteiro
Sábado - 18/08/2012
Deixamos o centro de Nairobi às 09h. No meio do caminho, ainda na estrada, paramos em um mirante para admirar o maior vale do mundo, chamado Great Rift Valley, o qual começa na Síria e termina em Moçambique.
Paramos para almoçar em um restaurante na cidade de Narok. Em qualquer lugar que você pare, há muito comércio de artigos africanos e os vendedores são extremamente irritantes e pegajosos. Alguns podem até mesmo se tornar bem agressivos caso você entre em uma loja e não compre nada.
Chegamos em nosso acampamento no final da tarde. Deixamos nossas malas em nossos quartos e em 15 minutos estavamos no Maasai Mara National Park. Só serviu para abrir nosso apetite, pois o parque fecha às 19h.
O Manyatta Camp Lodge é uma hospedagem bem aconchegante. Há um restaurante central e ao redor, várias tendas permanentes com banheiro, chuveiro e água quente! Por volta das 22h30 desligam o gerador e mais nada funciona. O céu estrelado é de tirar o fôlego!
Tenda permanente


2 comentários:

  1. Oi Di,
    lindas as fotos do Safari. Amei!
    Fico FELIZ quando vejo vc e a Ni juntas e também mata um pouquinho a saudade.
    Bjs te amo
    Mumi

    ResponderExcluir
  2. Oi mumi,

    O safari realmente foi uma experiência incrível! Sei o quanto fica feliz por ver eu e a Ni viajando juntas, ainda mais em uma viagem tão difícil como essa. Que saudade do seu colinho!
    Beijinhos para você e para o Shiva. Fiquem com Deus.
    Di

    ResponderExcluir