quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Alimentação indiana

Na casa onde estou morando, a comida é tipicamente indiana e deliciosa. Sushma não exagera na pimenta por causa dos voluntários, mas ainda assim, muitas vezes eu solto fogo pela boca! A família inteira é vegetariana, portanto, comemos muita lentilha, carne de soja, arroz, legumes e vegetais, sempre com temperos exóticos e acompanhado de chapati (similar ao pão sírio).  

Dahl (lentilha com alguns legumes) e chapati
Chapati acompanhado de couve flor e batata com molho de tomate
Bem como no Quênia, aqui também comem com colher ou então, com as mãos quando a refeição é acompanhada de chapati, enrolando a comida no pão. Outro costume igual ao Quênia é o chai, famoso chá preto com leite, tanto de manhã, quanto à tarde.

Por estamos morando com uma família, nossa alimentação é extremamente higiênica. No entanto, comer nas ruas pode ser um grande desafio. Minha irmã tomou um simples suco de laranja, espremido na hora e passou mal por 04 dias. Ela achou que pelo fato de não adicionarem água, seria seguro tomar o suco. No entanto, eles nunca limpam a máquina e o grande problema para os turistas está justamente na falta de higiene.

Portanto, ao vir para a Índia, não economize neste aspecto e escolha a dedo os restaurantes. Sobretudo, evite comer comida de rua, beba somente água engarrafada e recuse pedras de gelo, uma vez que certamente não serão provenientes de água filtrada. É muito fácil ter intoxicação alimentar na Índia.

Bons restaurantes cobrarão a partir de INR 500 rupees (US$ 10 dólares) por um prato delicioso e bem preparado. Tudo sempre muito bem apresentado e servido em belos potinhos e pratos de inox. Não se preocupe na hora da escolha, pois todos os cardápios têm tradução em inglês. E se você não gosta de comida apimentada, NUNCA se esqueça de solicitar ao garçom que seu prato venha sem pimenta, caso contrário, pode ser que não aguente comê-lo. Até mesmo “mild spicy” (levemente apimentado) é extremamente apimentado!

Alguns indianos mais tradicionais ainda comem apenas com a mão direita, mesmo que seja com talher, pois consideram a mão esquerda suja, uma vez que não usam papel higiênico e se limpam justamente com a mão esquerda, diretamente no vaso sanitário. Na maioria dos banheiros, os vasos  possuem um jatinho de água apontando certeiramente para o bumbum.

Vaso sanitário com jato certeiro para o bumbum
Não se sinta na obrigação de comer somente com a mão direita, quando na presença de indianos, mesmo porque eles sabem que na nossa cultura usamos papel higiênico.



7 comentários:

  1. Di,

    Vc esta mto magrinha, tem q comer mais desta sopa com chapati!rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Il,

    Acho que emagreci de tanto trabalhar e devido ao calor no Quênia e em Delhi. Agora estou em Dharamsala, ao sul da Índia, onde tem feito frio e tenho comido bem mais. Em breve escreverei sobre essa cidade linda e montanhosa, aos pés do Himalaia e onde mora o Dalai Lama!

    Beijinhos,
    Di

    ResponderExcluir
  3. olá, gostaria de saber como faco pra participar do voluntariado na India, meu e-mail samaragadelha26@yahoo.com.br
    Aguardo seu breve retorno, grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samara,

      Te darei uma resposta através do seu email ok!

      Até logo,
      Claudine

      Excluir
  4. Comi batatas assadas na rua com aqueles molhos que nao fazemos ideia como foram feitos, bebi aqueles refrigerantes que fazem na hora, nos mercados, bebi aquela bebida que vc vai chupando o gelo, feito na rua e não tive nada. No dia que fui a um restaurante fino, limpo, impecável onde um prato custava 850 rupias acordei vomitando no dia seguinte... :P Lol

    ResponderExcluir
  5. Oi Haialla,

    Foram pouquíssimas as vezes que comi na rua...confesso que fiquei um pouco insegura. Não queria passar mal ou correr o risco de ficar doente e ter que voltar para casa com alguma infecção, como muitos que conheci.

    Claro que em alguns momentos, por questões de necessidade, tive que comer em restaurantes suspeitos...

    Mas como morei com uma família muito tradicional, tive a oportunidade de comer tudo do bom e do melhor!

    E por sorte (ou por talvez ter estômago forte rs), não tive nenhum problema nos 03 meses que fiquei lá!

    Bjos,
    Claudine

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei desconfiada no início, mas a familia indiana que me hospedou comprava aquelas coisas na rua e comiam com tanto à vontade que nem pensei mais no assunto. A maioria das refeições eram em casa, feita pela empregada da casa e algumas poucas pela mama, mas ao sairmos para as compras eles paravam sempre para comer e comem o tempo todo!

    ResponderExcluir