segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Hawa Mahal, um sonho de infância

Aos dozes anos de idade recebi um cartão postal do meu pai com uma foto de um lindo templo indiano, cheio de janelinhas. Nunca soube o nome, nem sua localização. Por ser criança, nunca fiz questão de perguntar. Mas desde então já sabia que quando eu crescesse, um dia o visitaria.
Hawa Mahal
Antes de vir para a Índia, esqueci completamente de pegar o cartão postal para pesquisar o nome e a localização do templo. Não fazia idéia de como procurá-lo. Duas voluntárias já estavam hospedadas na casa da família onde eu e minha irmã estamos morando atualmente, em Delhi. No nosso primeiro final de semana, elas estavam indo para Jaipur, no estado do Rajastão, e nos convidaram para irmos juntas.
Chegando em Jaipur, eis que tive uma grande surpresa – o templo que eu tanto queria visitar, estava lá e acabei descobrindo que, na verdade, trata-se de um antigo palácio chamado Hawa Mahal. Coincidência? Creio que não...acredito que nada acontece por acaso! 
Hawa Mahal
Hawa Mahal foi construído em 1799, com o formato da coroa do Deus Krishna e significa Palácio dos Ventos, uma vez que há quase mil janelas espalhadas em sua fachada cor de rosa, que acompanha a cor da cidade de Jaipur. Tais janelas foram construídas a pedido do marajá Sawai Patrap Singh, para que seu harém pudesse assistir aos festivais de rua, sem que ninguém as vissem e uma vez que suas esposas também não podiam deixar o palácio. 
Janelas através das quais as esposas do marajá
assistiam aos festivais de rua

Algumas janelas na parte interna do palácio são envoltas por vitrais coloridos, porém o acesso não é permitido, para preservá-los intactos.

Não há entrada pela parte frontal. O acesso se dá por trás, através do pátio do palácio. A entrada custa INR 30 rupees e abre diariamente, das 09 às 16h30.
Pátio do palácio
Do alto do palácio, tem-se uma vista completa da movimentada cidade de Jaipur e da avenida principal, onde há milhares de lojas vendendo apenas artigos indianos.
Avenida principal de Jaipur, com as melhores lojas da cidade




2 comentários:

  1. Oi Dine,

    To atrasada mas não poderia deixar de comentar que adorei este post! O lugar é lindo e o significado pra vc deve ser ainda mais expressivo.

    beijo
    So

    ResponderExcluir
  2. Oi So,

    Hoje eu enviei um cartão postal do Hawa Mahal para minha mãe, exatamente igual ao que meu pai me enviou quando eu era criança. Queria muito visitar esse palácio, tanto quanto o Taj Mahal. Realmente significou muito para mim!

    Um beijinho e fica com Deus,
    Dine

    ResponderExcluir