segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Índia, o país das cores e da buzina!

Cheguei em Delhi há 10 dias e mais uma vez, por um erro da Emirates, tive a sorte de ser colocada na Business Class. Depois de ter trabalhado tão duro no Quênia, eu e minha irmã realmente merecíamos! J
Ao contrário do aeroporto do Quênia, pequeno e antigo, fiquei surpresa com o aeroporto de Delhi, o qual é grande e moderno. Imaginei algo completamente diferente, lotado de indianos e milhares de crianças esperando pelos passageiros no lado de fora para carregar suas bagagens e ganhar um dinheirinho. Além disso, as avenidas ao redor do aeroporto são amplas, bem asfaltadas e bem arborizadas.
Até que finalmente chegamos ao centro antigo de Delhi! Aqui há uma divisão entre a parte nova de Delhi, chamada New Delhi, com prédios modernos, lojas de grife, restaurantes internacionais, etc e há a parte mais antiga, chamada Old Delhi, com casas e prédios mais velhos, ruas não asfaltadas, muitas vacas e porcos nas ruas.
O trânsito anda, mas é caótico. Os indianos dirigem muito mal e literalmente não sabem o significado da palavra retrovisor. Todos buzinam o tempo todo, por tudo e qualquer coisa. É extremamente irritante! Na estrada é possível ver caminhões com os dizeres: “Horn please” (Buzine, por favor) ou “Blow Horn” (que significa literalmente “Soque a buzina”). Simplesmente hilário!
Blow horn ("Soque a buzina)

Nas ruas, há muitos tuk tuks, um dos principais meios de transporte dos indianos. São triciclos motorizados com um tipo de cabine praticamente toda aberta. Alguns são bem coloridos e super decorados por dentro e por fora. A passagem é baratíssima, nunca atingindo mais do que INR 200 rupees, equivalente a US$ 4 dólares, independente da distância.

Tuk tuk
Além disso, há também os rickshaws, que são bicicletas com um tipo de carruagem puxadas por apenas um homem, que às vezes chega a carregar até 03 pessoas ao mesmo tempo. Morro de dó, pois a maioria são homens mais velhos. 
Rickshaw
Ao contrário do simpatiquíssimo  povo queniano, raramente é possível cumprimentar os indianos, com exceção das mulheres. Alguns homens mais velhos às vezes puxam assunto e nos perguntam de onde somos e o que estamos fazendo aqui na Índia. Em relação aos jovens, grande parte não tem estudo e pensam que as mulheres estrangeiras são exatamente como eles vêem nos filmes – mulheres fáceis e que gostam de mostrar o corpo com roupas decotadas. Claro que há exceções e já conheci muitos indianos inteligentes e que não pensam da mesma forma.
Tem feito um calor infernal por aqui. A casa onde estamos morando vive com os ventiladores ligados e ainda assim parece uma sauna! Devido ao calor e à falta de higiene em alguns lugares, há muitas moscas nas ruas!
Após 06 semanas tomando banho de gato no Quênia, finalmente estou tomando banho de chuveiro!  Era extremamente cansativo tomar banho de bacia. Por falar em água, muitos turistas ficam doentes na Índa. Mesmo no banho, sinto um gosto forte da água na minha boca. Me preocupo até mesmo com a água que tenho escovado os dentes. Mas até agora não tive nenhum problema. O importante é sempre comprar água engarrafada e nunca comer nada que não seja cozido ou frito. Saladas nem pensar!
Por falar em comer, estamos morando com uma tradicional família indiana, mas ao mesmo tempo moderna e sobre a qual falarei em um futuro post sobre Hospedagem. Sushma, a “mãe”, cozinha super bem e não tem exagerado na pimenta, pois sabe que não estamos acostumadas! Mas às vezes eu solto fogo pela boca! Tanto ela, quanto seu marido, Doutor Prabhat, nos pediram que evitemos comer na rua, caso contrário, podemos passar mal devido à grande falta de higiene e fortes temperos.
Acho que nem preciso mencionar que os indianos consideram as vacas sagradas, portanto não comem carne de vaca, sendo que muitos são vegetarianos. Há vacas por todos os lados e portanto, cheiro de esterco também. Inclusive, nas favelas, os indianos consertar os buracos nas paredes do lado de fora de suas casas, preenchendo-os com esterco, pois o mesmo endurece, se tornando uma camada dura e espessa.
Indiana fechando os buracos de sua casa com esterco
A propósito de curiosidade, os indianos consideram a vaca sagrada, pois Krishna, uma das principais divindades da Índia, tinha uma vaca como animal de estimação. Uma vez que os indianos cultuam divindades, claro que eles também cultuam seus respectivos animais! Portanto, toda vez que você ver uma divindade indiana com uma vaca, já sabe que se trata de Krishna!
Krishna e suas vacas de estimação
Além das vacas, há muitos porcos nas ruas também. São pretos, enormes e peludos. Por outro lado, no bairro onde estou morando, em Faridabah, há aproximadamente 40 km de Delhi, há muitas borboletas brancas e amarelas, embelezando as ruas empoeiradas e cheias de lixo.
O mais divertido é a famosa forma que os indianos balançam a cabeça para os lados, que não quer dizer nem sim, nem não! Além disso, eles também têm um outro hábito estranho. Eles têm mania de dar tapa nas cabeças uns dos outros, seja nas ruas, nas escolas e até mesmo nos desenhos animados.

Mas o que mais me encanta na Índia, são as cores. Tudo é muito vivo, muito colorido, em especial o saree, uma roupa feminina muito tradicional, constituída apenas por um longo pedaço de tecido que envolve o corpo todo. Mesmo em bairros mais pobres, as mulheres são incrivelmente vaidosas, sempre usando lindos sarees, diversas pulseiras, tornozeleiras em ambos os pés, piercings no nariz, além de mãos e pés decorados com henna.
Minha irmã, Trilok (vendedor indiano) e eu, vestidas com sarees
Sempre fui fascinada por esse país e estou adorando estar aqui. A Índia é exatamente como eu já esperava! Será um prazer ajudá-los como voluntária e conhecer sua cultura e seus hábitos.
Namaste!
P.S.: Namaste é um cumprimento muito utilizado pelos indianos, tanto para dizer "oi" ou "tchau" e demonstra grande respeito pelo próximo.


2 comentários:

  1. Clau,que máximo essa viagem! as fotos ficaram mt boas! parabéns pelo lindo trabalho que estão fazendo,fico muito orgulhosa de ver como conseguiu realizar seu sonho e ajudar tantas pessoas necessitadas! Tenho muita vontade de conhecer a India,tira mais fotos e escreva mais sobre esse lugar tão diferente,colorido e exótico.
    Bjão e Fiquem com Deus ;)
    Fê França

    ResponderExcluir
  2. Oi Fe,

    Quanto tempo!!! Que bacana receber noticias suas e saber que tem acompanhado meu blog! Vir para a India era um sonho de infância, que finalmente estou realizando com a minha irmã. Nunca imaginei que viria para cá, para trabalhar como voluntária também. Então tem sido duplamente gratificante! Em breve postarei mais fotos e matérias sobre a India!
    Bjos,
    Clau

    ResponderExcluir