sábado, 20 de outubro de 2012

Taj Mahal, uma história de amor

No meio de uma grande batalha, o Imperador Mogol (Mughal) Shah Jahan foi chamado com urgência por sua esposa favorita (dentre outras duas) - Aryumand Banu Begam, a quem ele chamava de Mumtaz Mahal (Jóia do Palácio). Antes de parir seu décimo quarto filho, ela fez a ele três pedidos:

- que não se casasse mais, para que ela permanecesse como a esposa mais amada;

- que tratasse todos os filhos e filhas igualmente;

- e por fim, que construísse para ela um lindo mausoléu quando morresse e infelizmente, como se tivesse pressentido, este foi seu último parto.

Todos os seus desejos foram realizados e assim foi construído o belíssimo Taj Mahal, situado na cidade de Agra, no estado de Uttar Pradesh, há aproximadamente 200 km de Delhi. O nome Taj provém do persa e significa coroa. Mahal, vem do sobrenome de Mumtaz, originando assim Taj Mahal, ou seja, a "Coroa de Mahal".

O Taj Mahal começou a ser construído em 1631, assim que Mumtaz faleceu. Todo em mármore branco e conceitualmente baseado na delicadeza feminina, o mausoléu possui uma simetria perfeita, demonstrando as avançadas técnicas da arquitetura da época.


Belos desenhos florais foram incrustrados no mármore com pedras preciosas e semi-preciosas. Porém, parte dessas riquezas foram furtadas durante o poderio britânico.


Em suas arcadas principais há caligrafias retiradas do Alcorão, porém estas inscrições eram praticamente ilegíveis, tendo sido utilizadas provavelmente como elementos decorativos. No entanto, estudos recentes revelam que se referem a temas relacionados à justiça, inferno para os incrédulos e paraíso para os fiéis.

Topo de uma das arcadas principais com desenhos florais e inscrições do Alcorão
Inscrições do Alcorão fotografadas de perto
Duas mesquitas idênticas foram construídas de cada lado do Taj Mahal, também a mando de Shah Jahan, para que os construtores muçulmanos não precisassem deixar o local cinco vezes por dia para rezar, e dessa forma, não atrasando a construção do mausoléu.

Mesquita à esquerda do Taj Mahal
Mesquita à direita do Taj Mahal
Assim que o Taj Mahal foi finalizado, em 1653, seu trono foi tomado e Shah Jahan foi aprisionado em Agra Fort, por seu ambicioso filho Aurangzeb. Shah Jahan preferiu não relutar, impondo apenas seu desejo de também ser enterrado no Taj Mahal, ao lado de sua amada esposa.

Durante 13 anos, Shah Jahan só pôde admirar sua criação através de uma pequena janela da Fortaleza de Agra, vindo a falecer em 1666. Dentro do mausoléu, é possível ver as duas tumbas. No entanto, o casal está enterrado sob o Taj Mahal, sendo que o acesso é proibido ao público.

No total, 20.000 pessoas trabalharam na construção do Taj Mahal, além de mil elefantes. Diz a lenda que, após ter sido finalizado, Shah Jahan mandou amputar os braços de todos os artesãos, para que ninguém pudesse construir nada igual ou semelhante. As amputações foram consentidas pelos próprios trabalhadores, mediante a um alto salário que pudesse manter suas famílias para o resto de suas vidas. No entanto, não existem evidências que comprovem esta hipótese.

Assim como praticamente todos os monumentos da Índia, em 1983 o Taj Mahal também foi classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. E em 2007, foi anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.


Mesmo recebendo mais de 3 milhões de turistas por ano, a cidade de Agra parece não se preocupar com tanta pobreza e poluição. Além disso, ao circular pela cidade é possível ver milhares de macacos pelas ruas.

Em 2002, o Taj Mahal teve que passar por uma grande restauração justamente por causa da poluição, tendo sido limpado com um produto à base de óleo, cereais, leite e limão chamado multani mitti, mesmo produto usado pelas indianas para hidratarem suas peles.

Atualmente, após tanto trabalho na limpeza do mármore, qualquer automóvel deve manter uma distância de 300 metros da entrada do Taj Mahal. Para chegar ao local, além dos famosos tuk tuks e rickshaws, há carruagens puxadas não somente por cavalos, mas também por camelos.

A entrada custa INR 750 rúpias (US$ 14 dólares) e abre de 3ª a domingo, a partir das 06h da manhã, melhor horário para visitar o Taj Mahaj, para evitar a multidão. É proibido tirar fotos dentro do mausoléu e entrar com qualquer tipo de alimento no complexo. Uma rigorosa revista é feita em todos os visitantes, onde também nos entregam uma sapatilha feita de TNT, para ser usada ao entrar no mausoléu e assim proteger o chão de mármore, coberto de mosaicos.

Sempre sonhei visitar o Taj Mahal. Não por ser um dos pontos turísticos mais visitados na Índia, mas pelo fato de ter uma história de amor por trás de uma belíssima construção. Simplesmente imperdível!

Mais um sonho realizado na companhia da minha irmã



12 comentários:

  1. Q lugar lindo amiga!! Qro um príncipe deste pra mim... e quem não quer?? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Il,

      Você já tem um príncipe amiga!!! De qualquer forma, Shah Jahan era um imperador rs.

      O Taj Mahal é realmente encantador...quisera eu ter alguém que me amasse tanto, a ponto de construir um mausoléu tão lindo em minha homenagem! Nem precisava ser tão grande assim...

      Ainda bem que quero ser cremada! rs

      Bjos,
      Di

      Excluir
  2. Oi Clau, espero que você lembre de mim, rs! Trabalhamos juntas na Terroir! Eu era á secretária do Lopes, lembra? Como você está? Achei o seu blog, e te acompanho sempre! Me passa um e-mail para conversarmos? Um beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paolla,

      Claro que me lembro de você! Que bacana que tem acompanhado meu blog.

      Infelizmente meu laptop quebrou e não atualizo meu blog há 01 mês. Isso me deixa meio chateada, pois estava adorando postar meu dia-a-dia na Índia!

      Estou em uma cidade muito pequena no momento, onde a internet mal funciona e não há ninguém para consertar meu computador.

      Em breve partirei para um lugar maior e então tentarei consertá-lo! Tenho novidades incríveis e estou ansiosa para contar!

      Bjos,
      Clau

      Excluir
  3. Esqueci de enviar o meu e-mail, é: pazinha.lara@hotmail.com!

    ResponderExcluir
  4. Clau, otimo post, fotos lindas. Seu blog 'e mtoo bom!!! Saudades de vc, amiga!!!!! Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,

      Obrigada!!! Fico feliz que esteja acompanhando meu blog, mesmo eu estando sem atualizá-lo há 01 mês. Meu laptop quebrou e estou sem internet. Tentarei consertá-lo em breve. Tenho altas novidades para contar e fotos de lugares incríveis que tenho visitado!

      Bjos,
      Clau

      Excluir
  5. Não sei o que me emociona mais: sua dedicação ao voluntariado, seus relatos com as crianças ou sua relação com sua irmã. Se vier a Portugal, gastava de a conhecer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Haialla,

    Também fico emocionada só de pensar que causo tamanha emoção nos leitores do meu blog. Lindas as suas palavras...muito obrigada! Foi realmente uma viagem emocionante...em todos os aspectos! E se for a Portugal um dia, tb faço questão de conhecê-la. Isso vale no caso de vc vir ao Brasil tb!

    Bjo,
    Claudine

    ResponderExcluir
  7. Olá , meu nome é Claudia e estou agora na Índia, amanhã viajo para Agra. Quero agradecer seus comentários no blog me ajudaram muito. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia,

      Tenho certeza que vc vai adorar o Taj Mahal. Fico feliz que minhas dicas tenham te ajudado. Não deixe de visitar o Forte de Agra, que tb é belíssimo e porque completa toda a história que contei acima! Aqui no blog tb há um post sobre ele!
      Boa viagem,
      Claudine

      Excluir