domingo, 28 de outubro de 2012

Dharamsala, casa do Dalai Lama na Índia

Após um mês na agitada cidade de Delhi, foi uma mudança muito agradável chegar em Dharamsala, uma cidade pequena e tranquila ao norte da Índia, no estado de Himachal Pradesh, completamente construída no topo de uma montanha e cercada pelos Himalaias.

Dharamsala cercada pelos Himalaias
De Delhi a Dharamsala leva-se 12 horas de ônibus e por ser uma cidade montanhosa, as curvas são estreitas e infinitas. A viagem foi cansativa e um verdadeiro pesadelo. Me senti no ônibus da morte, com um motorista “sikh” (religião) dirigindo como um “sick” (louco).

No topo de Dharamsala fica o charmoso e aconchegante bairro de McLeod Ganj, com suas ruas estreitas, onde carros concorrem com pedestres, vacas e monges. 
 
Uma das estreitas ruas de McLeod Ganj, em Dharamsala
Lojas e barraquinhas vendem todos os tipos de souvenirs a preços de banana e agradáveis vendedores tibetanos são extremamente gentis, ao contrário dos indianos, que geralmente são pegajosos e sempre tentam tirar vantagem dos turistas.

Simpático artista pintando quadros tibetanos nas ruas de McLeod Ganj

Dharamsala é o paraíso dos praticantes de yoga e vipassana, uma das técnicas de meditação mais antigas da Índia, através da qual é necessário ficar vários dias sem se comunicar, seja pela fala ou pela escrita. 

Aqui também é possível fazer cursos de culinária, massagem e medicina ayurvédica (terapia natural, normalmente à base de ervas, focando não somente na doença, mas sim no corpo, mente e espírito). Qualquer curso é facilmente encontrado através de coloridíssimos papéis colados por todas as ruas de McLeod Ganj.


Para ter acesso às casas e acomodações, é necessário subir infinitas escadarias e andar por corredores extremamente estreitos, dividindo o caminho com macacos e cachorros.

Corredores de McLeod Ganj
Cheia de monges e tibetanos, a cidade também é residência do 14º Dalai Lama desde 1959, quando ele teve que fugir do Tibet, oito anos após seu país ter sido tomado de forma trágica pelo exército chinês (1951), devido a desentendimentos políticos com Mao Tse Tung, presidente da China na época.

O primeiro lugar que visitamos foi obviamente o Templo do Dalai Lama (Tsuglagkhang Temple), sendo que sua casa fica logo em frente. Seguindo os rituais budistas, demos três voltas ao redor do templo, sempre em sentido horário, em sinal de respeito e auspiciosidade.

Ao contrário de muitos templos budistas, cheios de cores, ornamentos e até mesmo ostentação, esse templo é extremamente simples e humilde, assim como o próprio Dalai Lama.

Templo do Dalai Lama, em Dharamsala (Foto retirada da internet)

Portão de entrada da residência do Dalai Lama
Também giramos as Rodas da Prece, que são cilindros giratórios com rolos de papel por dentro, onde estão escritas milhares de preces. De acordo com a tradição budista, ao girá-las, emanamos as preces para o mundo, tendo o mesmo poder da reza ou da entoação de mantras. 

Rodas da Prece, dentro do Templo do Dalai Lama
Por sorte, ficamos sabendo que o Dalai Lama estava na cidade e daria uma palestra no dia seguinte. Não tivemos dúvida, entramos na fila e nos inscrevemos para assistir aos seus ensinamentos.

O chão do templo já estava tomado por colchonetes, com nomes de pessoas que reservaram seus lugares com antecedência. Ao contrário de quando ele esteve no Brasil e para assistí-lo foi caríssimo, aqui não tivemos que pagar nada.

Lugares reservados com colchonetes para assistir aos ensinamentos do Dalai Lama
McLeod Ganj é um bairro pequeno e pacato de Dharamsala, mas que lota de turistas, hippies, praticantes de yoga, budistas e outros maluquetes, quando Dalai Lama está na cidade. Assim como todos eles, também passarei o final de semana em McLeod Ganj para assistir aos ensinamentos do Dalai Lama e seguirei para Bir, há 80 km de Dharamsala, onde iniciarei meu novo trabalho voluntário, ensinando inlgês para monges em um monastério.



*Dica de restaurante em McLeod Ganj: Carpe Diem. Você sendo vegetariana(o) ou não, experimente o Cheese Veg Burguer with Mushroom Sauce (Hamburguer vegetariano com molho de champignon), simplesmente divino!



Nenhum comentário:

Postar um comentário