segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Assistindo aos ensinamentos do Dalai Lama

Eu e minha irmã estamos hospedadas há 15 minutos do Templo do Dalai Lama. Às 07h da manhã estávamos de pé para assistir aos seus ensinamentos, que começaria às 09h. Imaginei que seria uma loucura, que deveríamos chegar super cedo, mas foi tudo muito bem organizado e todos muito civilizados.

Os principais lugares do templo que davam visibilidade ao Dalai Lama, já estavam reservados com colchonetes, mas a convite de alguns generosos tibetanos, pudemos nos acomodar em um lugar estratégico, com direito a um tapete de lã que eles nos emprestaram para não sentarmos no chão frio.

Dentro do templo, com a cadeira do Dalai Lama ao fundo
Estátua do Buda, atrás da cadeira onde Dalai Lama costuma se sentar
Os tibetanos nos deram inclusive canecas para que pudéssemos tomar o chá oferecido pelo templo, chá este que adicionam manteiga e sal, chamado Butter Tea. Tive que fazer um grande esforço para tomá-lo, pois os tibetanos são pessoas tão lindas, espiritualizadas e gentis, que eu não poderia fazer a desfeita de não tomar.

O Dalai Lama foi pontual. Sua casa fica em frente ao seu próprio templo e para chegar ao local onde costuma se sentar, ele precisa subir apenas uma escadaria. Quando ele se aproximava, notei as pessoas emocionadas e algumas até mesmo chorando. Quando ele finalmente passou por mim meus olhos também encheram de lágrima. Não há como negar que ele é uma pessoa especial. 

Décimo quarto Dalai Lama
Seus ensinamentos foram transmitidos por uma rádio local e em diferentes línguas, devido à grande quantidade de estrangeiros de todas as partes do mundo. Suas palavras foram belas como sempre e focadas sobretudo na prática da tolerância com o próximo, no intuito de encontrarmos a paz interior e assim termos uma vida mais feliz.

Câmeras fotográficas e celulares são proibidos durante os ensinamentos, devendo ser deixados em casa ou em armários com cadeados no próprio templo. Rádios já com pilha também são vendidos na entrada por aproximadamente INR 200 rúpias (U$ 4 dólares), mas leve um fone de ouvido, pois não sei se vendem no local.

Quem quiser saber mais sobre a vida do 14º Dalai Lama pode assistir ao filme Kundun, no qual o diretor Martin Scorsese descreve como ele foi escolhido como a reencarnação de Buda, como se tornou um líder político, como lutou por seu povo quando o Tibet foi tomado de forma trágica pela China e sobre seu exílio na Índia.

Infelizmente só pudemos assistir aos seus ensinamentos na parte da manhã, pois à tarde seguimos para nosso novo local de trabalho, na cidade de Bir, há duas horas de carro de Dharamsala.



2 comentários:

  1. QUE MARAVILHA!!!! Estive duas vezes em dharamsala, mas no primeiro ano ele estava viajando fora da Índia. E no ano passado estava fora da cidade, mas para minha grande emoção, no dia em que estávamos visitando o templo mais uma vez (na realidade íamos todos os dias) ele estava chegando de uma viagem a uma cidade proxima e eu o vi no carro, esta bem perto do portão da casa dele, tinha pouquíssima gente por ali e ele acenou para nós. Foi uma grande emoção. Mas sua experiencia deve ter sido melhor ainda :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata,

    Quando cheguei a Dharamsala, nem sabia que ele chegaria no dia seguinte. Foi uma grande surpresa! Mesmo tendo chegado cansada, após uma longa viagem de ônibus, fiz questão de pegar a fila e me inscrever para poder assistí-lo. Foi uma experiência incrível! Espero que você tenha sorte em uma próxima!

    Um abraço,
    Claudine

    ResponderExcluir