quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dusheera Festival

Nos dias 24 e 25 de Outubro, acontece na Índia o Duseehra Festival, que celebra a vitória do bem sobre o mal.

Há uma série de contos mitológicos sobre tal celebração, mas a principal delas seria sobre a batalha de Ramayana (uma das mais importantes obras literárias da Índia antiga), quando o Príncipe Rama e seu devoto ardente, o Deus-Macaco Hanuman*, derrotam Ravan, um demônio com 10 cabeças, por ter sequestrado Sita, a esposa de Rama.

Os indianos são especialistas em festivais e os celebram de forma efervescente. Nem todos os estados da Índia comemoram da mesma maneira, mas em Delhi, bonecos gigantes de Ravan são queimados com fogos de artifícios em seu interior.  

Boneco gigante do Demônio Ravan e suas dez cabeças
As ruas ficam movimentadíssimas, todos ficam eufóricos e barracas vendem desde fogos de artifícios, bijuterias e até mesmo brinquedos que seriam as supostas armas usadas durante a batalha.


Para todo festival os hindus realizam alguma forma de oferenda. Durante nove dias que precedem o festival, eles só podem se alimentar com frutas, batata e água. E um dia antes do festival distribuem comida para moradores de rua.

Juntamente com a nossa família indiana, também participamos dessa comemoração, oferecendo comida para as crianças da favela de Nehru Colony, na Morning Light School, escola onde eu e minha irmã estamos trabalhando como voluntárias.  

Eu e Sushma preparando os pratinhos de comida

Crianças comendo dentro da sala de aula

Indianinhos embrulhando a comida para mais tarde

*Hanuman, o Deus-Macaco

Conta a lenda que os Deus Shiva e a Deusa Parvati brincavam na floresta, quando decidiram tomar a forma de macacos para desfrutar de suas ágeis habilidades. A interação entre ambos gera uma grande quantidade de energia e Shiva se expressa emergindo esperma no meio ambiente. Para não poluir o ambiente e nem criar qualquer tipo de corrupção ou até mesmo algum desequilíbrio à natureza, Shiva pede ao Deus do Vento que leve embora essa energia.

O Deus do Vento direciona essa energia para Anjana, uma mulher elevada espiritualmente e que queria muito ter um filho que pudesse ajudar a humanidade. Dessa energia nasce Hanuman, um dos deuses mais importantes do hinduísmo, que representa a coragem e afasta o mal. Esta história é muito semelhante ao nascimento de Jesus Cristo, uma vez que Maria engravidou através de uma “energia” gerada pelo Espírito Santo.

Hanuman, Deus-Macaco do hinduísmo, símbolo de coragem e proteção
Hanuman possui a feição de macaco, pois sua mãe Anjana era uma mulher “Vanara”, que na mitologia hindu, é um tipo de ser-macaco. Vanaras são descritos como povos tribais, que vivem nas florestas, em estado selvagem. São energéticos, ativos e travessos. Por outro lado, os Vanaras também representam o ser humano com intelecto, que mesmo sendo animais racionais, muitas vezes agem motivados por seus instintos selvagens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário