sábado, 6 de outubro de 2012

Jaipur, a Cidade Rosa

No nosso primeiro final de semana em Delhi, eu e minha irmã fizemos as malas e viajamos para Jaipur, capital do estado do Rajastão, também conhecida como Pink City. Em 1876 a cidade foi praticamente toda pintada de rosa para receber a Família Real da Inglaterra daquela época. Porém, o que eles chamam de rosa, está mais para terracota e desde então grande parte da cidade é pintada da mesma cor, atraindo milhares de turistas.

Um dentre vários portais de Jaipur
De Faridabad, bairro onde estamos morando em Delhi, até Jaipur, levamos aproximadamente 06 horas. Pegamos o primeiro ônibus, que sai às 06h30 da manhã. A viagem foi tipicamente indiana, em um ônibus comum, não em ônibus de viagens com bancos reclináveis a que estamos acostumadas.

Ficamos em um hotel super simpático, limpo e confortável, chamado Sarang Palace, com preço acessível (INR 1,600.00 rupees ou aproximadamente US$ 32 dólares a diária) e serviço impecável. www.hotelsarangpalace.com

Chegamos no sábado à tarde e decidimos visitar todos os templos e fortalezas no domingo, em um full day tour (tour de um dia inteiro). Portanto, no sábado à tarde fomos às compras, no famoso market de Jaipur, localizada na M I Road. Na verdade, trata-se de uma avenida principal, cheia de lojas com artigos indianos, pratarias, saris, entre outras roupas e sapatos, estátuas, etc. Uma verdadeira tentação, pois tudo é BBB – bom, bonito e barato! Só observando que muitas lojas não abrem as domingos.


A cidade é uma verdadeira loucura e bem como em Delhi e qualquer parte da Índia, o barulho das buzinas é insuportável! Ao contrário do Quênia, onde havia muitos burros de carga nas ruas, em Jaipur há muitos camelos. Em alguns pontos da cidade, é possível ver mictórios em plena calçada. Os indianos mijam em qualquer lugar e não fazem a mínima questão de esconder "aquilo". Ninguém merece! 

Camelos são animais de cargas comuns nas ruas de Jaipur
À noite jantamos com outras duas voluntárias em um restaurante contemporâneo, chamado Forresta Restaurant, em um local aberto e completamente arborizado, onde pudemos respirar um pouco de ar puro e fugir da loucura da cidade e do barulho intenso das buzinas. O restaurante é lindo, no entanto, a comida foi um pouco desapontante. Quando li strogonoff de frango, fiz o pedido ao garçom com a maior das expectativas. Mas claro que na Índia não poderia faltar legumes nos pratos, portanto, meu strogonoff veio com molho branco e pedaços de pimentão.

Forresta Restaurant (http://www.devrajniwas.com)


3 comentários:

  1. Estou rindo até agora com a estória dos mijões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nazira,

      Quando você visitar a Índia, poderá ver com seus próprios olhos diversos indianos fazendo xixi em qualquer lugar e sem um pingo de constrangimento! No entanto, o mais impressionante foi ver os mictórios completamente abertos no meio das calçadas! Chega a ser engraçado realmente, mas o cheiro fortíssimo de urina tira a graça de qualquer coisa! rs

      Um bjo,
      Claudine

      Excluir