quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dilli Haat Bazar & Mehndi (Henna tattoo)

A Índia é um prato cheio para turistas consumistas e não-consumistas também, pois é simplesmente impossível não comprar nada! Há artigos para todos os gostos – roupas, sapatos, pashminas, belíssimas colchas de patchwork feitas à mão, estátuas de divindades, incensos, luminárias, pratas e pedras preciosas, tudo muito barato e muito atrativo.

O importante é sempre ser cauteloso para não ser enganado pelos pegajosos vendedores indianos. Ao converter as rúpias para dólar, tudo se torna extremamente barato, mas ainda assim, certamente estarão cobrando o dobro.

Portanto, a cultura aqui na Índia é barganhar, tentando chegar sempre à metade do preço sugerido. Se o vendedor insistir em não baixar o preço, diga que vai pensar e que dará uma volta para pesquisar. Ao sair andando, certamente mudarão de idéia. Eles são bem previsíveis neste aspecto!

Em Delhi, visitamos o Dilli Haat, um famoso bazar na estação I.N.A. do metrô. A entrada custa INR 20 rupees e além de várias lojinhas, há também uma praça de alimentação e um stand onde uma indiana faz as famosas tatuagens de henna, técnica esta conhecida como mehndi, uma arte tradicional de pintar pés e mãos para ocasiões especiais, principalmente casamentos.

Dilli Haat Bazar


Claro que eu não poderia deixar de experimentar e após aproximadamente 30 minutos minha mehndi estava pronta. Normalmente, as mulheres indianas fazem desenhos nas palmas das mãos, mas eu preferi no dorso, caso contrário daria muito trabalho, uma vez que eu ainda teria que pegar o metrô para voltar para casa.

Mehndi (henna tattoo) 
A henna é uma planta usada desde a antiguidade para tingir a pele, cabelo, couro e lã. O corante derivado da planta é misturado com água, obtendo uma consistência cremosa. Após a secagem, a henna adquiri uma cor marrom-alaranjada e pode durar até mais de uma semana na pele.

Henna com consistência ainda cremosa
Enquanto esperava secar, fiquei circulando pelo bazar sem fechar a mão para não estragar o desenho. Ao secar, a henna vai craquelando e após duas horas, as casquinhas podem ser removidas, sendo recomendável não molhar até o dia seguinte.

Henna craquelando após secagem e a tatuagem marrom-alaranjada surgindo
Os desenhos podem ser escolhidos através de fotos ou podendo deixar à escolha da artista. Escolhi meu desenho e paguei INR 350 rúpias (US$ 7 dólares) pela minha mehndi. Uma das voluntárias que estava comigo - Mare, também fez, mas deixou o desenho a critério da indiana e pagou INR 300 rúpias (US$ 6 dólares).

Mare e eu com nossas belas mehndis
Os preços podem variar muito, sendo que também depende do tamanho. Vi artistas cobrando de INR 50 a 700 rúpias. No entanto, muitas vezes a henna pode não ser de qualidade, não durando por muito tempo. Melhor pagar um pouco mais e fazer em locais turísticos e confiáveis. Além disso, é recomendável fazer um teste na dobra do braço para saber se não causará alergia.



2 comentários:

  1. Oi Di,
    gostei das Mehndis sua e da sua colega Mara.
    Lindas fotos, principalmente do Taj Mahal.
    Bjs te amo
    Mumi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mumi,

      Eu adorei ter feito uma tatuagem de henna. Aqui na Índia vendem bisnagas com o produto pronto. Pensei em comprar e fazer na Ni e até mesmo para levar para o Brasil e fazer em você e nas minhas amigas rs!
      Bjos,
      Di

      Excluir