quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Língua oficial - Índia

Hindi é a língua oficial da Índia e também a mais antiga do mundo. Além disso, há aproximadamente 16 outras línguas, entre elas, o famoso Sânscrito, e 200 dialetos. Inglês também desempenha um papel importante no país, bem como em qualquer parte do mundo. 40% da população fala inglês.

Alguns cumprimentos em hindi:
Oi – Namaste, que também pode ser usado ao dar tchau e demonstra grande respeito pelo próximo.

Não costumam dizer bom dia, boa tarde ou boa noite. Se despedem dizendo Phir Milengey (lê-se “fir milengue”), que significa “Até mais/nos vemos em breve”.

Obrigada – Dhanyabad (lê-se “daniabád”) ou Sukriya

De nada – Swagat (lê-se “suagát”)

Desculpe – Maaf karnaa

Sim – Haa (“rá”)

Não – Nahi (“narrí”)

Qual o seu nome? Aapka naam khya hai? (lê-se “ápika nam kía rê”)

Meu nome é Claudine – Mera naam Claudine hai (lê-se “mêra nam Claudine rê”)

Por favor – kirpaya

Licença – Zara hatiye (lê-se “zara ratiê”)

Ok – thik hai (“tiki rê), muito usado pelos indianos, que normalmente balançam a cabeça para os lados quando dizem ok!

Não falo hindi – Mujhe hindi nahi aati (lê-se “mujiê ríndi narrí áti”)




7 comentários:

  1. Adorei o glossário. Parece que dhanyavad é formal e shukrya é informal. Aprendi o "zara hatiye, dá licença. Shukrya Claudine.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nazira,

    Na verdade acabei de descobrir através da minha família indiana que Dhanyabad vem da língua hindi e Sukriya (lê-se "chúkria") vem da língua urdu, devido à influência turca e árabe no país.

    Como tradutora juramentada, sei que você adora línguas e por isso fiz questão de confirmar. Afinal, não posso ensinar meus leitores de forma errada! ;-)

    Um bjo,
    Claudine

    ResponderExcluir
  3. Olá Claudine. Realmente o shukrya vem do árabe e urdu, e o dhanyavad vem do sânscrito. tenho um amigo por aí, ele está detestando tudo, pegou uma infecção intestinal e antecipou a volta. Acho que depende muito do que a gente espera e também da capacidade de tolerar e aceitar as diferenças. Boa estada aí para vocês e continue o excelente trabalho.
    Beijo
    Nazira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nazira,

      Que pena que seu amigo não está gostando da Índia. Para visitar esse país, tem que vir de mente aberta. Realmente não é fácil, mas achei que seria bem pior. Minha experiência até o momento tem sido maravilhosa. Tenho sido extremamente cautelosa, especialmente com alimentação, mas facilita morar com uma família indiana. Raramente tenho que comer na rua e quando não tenho outra opção, escolho Mc Donalds (rs) ou restaurantes indianos caros e bem frequentados. Que aliás, nem são tão caros assim, ao converter rúpia para dólar.

      Tenho uma ligeira impressão de que você gostará da Índia! Espero que não mude de idéia. Na vida, às vezes temos que passar por certas situações, sem levar em conta a opinião de outras pessoas. É só assim que a gente aprende por conta própria!

      Lendo meu blog, tenho certeza que você virá muito mais preparada!

      Um bjo,
      Claudine

      Excluir
  4. Poxa! Que informações ricas! Adorei
    André.

    ResponderExcluir
  5. Poxa! Que informações ricas! Adorei
    André.

    ResponderExcluir